quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Sinceridade



                                             

         Sinceridade:  Singeleza, zura, simplicidade, boa fé. ( Dicionário Enciclopédico edição de 1929).

Uma pessoa leal seguindo com inteireza de coração aquilo que ela julga ser a verdade, é chamada por algumas pessoas de sincera. Isso para não qualificá-la de herege. A pessoa sincera é vista  pelos supostos ortodoxos como inocentes almas enganadas, levadas pelo vento de doutrinas falaciosas. O sincero, embora esteja em caminho errado está a um passo da verdade, um bom orientador poderá conduzi-lo de volta a pura verdade.  Assim dizem os proclamadores fieis da verdade. Mas o que é a verdade se não a Cristo.

Cristo não nos foi ensinado a prestação podemos crescer em Seu conhecimento a medida em que nos aproximamos com fé em Sua Palavra. Ser simples neste caso é estar a caminho da destruição e os "ortodoxos" estão ai para levar o que eles mesmos chamam de verdadeiro ensino a quem pouco ou nada tem de Deus, mas que são sinceros no que realizam sem ter a plena verdade em seus corações. Portanto ecoa estranho alguém nos chamar de pessoas sinceras aparentemente parece uma frase como ela mesma significa: Ingenua.

 No entanto eclode com poder  de enquadrar alguém entre os fora da lei. A pessoa sincera ouve com sinceridade os pensamentos de outrem com relação as Sagradas Escrituras. Observa e nada declara deixando seu orientador julgar tratar-se de mais uma pessoa que vive na sinceridade da meia verdade da Palavra de Deus que defende com amor. Isso me faz pensar nos Fariseus, Escribas e doutores da lei. Que julgaram até o Filho de Deus e o mataram. Não é diferente em nossos dias, embora não haja um madeiro, pregos e martelos para crucificarem os que pensam a luz da Bíblia segundo os "ortodoxos" diferente do ensino que lhes foram passados.

Mas maculam a reputação dos que aprenderam  em outro aprisco como se Deus não fosse Deus. Todos sabemos que Cristo é o fundamento não há outro base somente Cristo. Mesmo assim existem pessoas que colocam jugos pesados e não podem carregar os seus, mas forçam outros  chamados de sinceros para que devam fazê-lo, por amor ao que entendem da verdade de Deus. A guerra religiosa é psicológica e a maneira educada de chamar outro cristão de herege é esta usando está pequena palavra   inofensiva:  Sinceridade.

 A  palavra é bonita não fosse o quadro dito por Paulo do coração humano " Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" Ef. 2.9 . A Bíblia não chama de sincero ninguém, ela define o coração do homem como morto em delitos e pecados. Diante dos olhos de Deus ou se esta na Verdade ou na mentira. A fé e não a sinceridade é quem desperta o homem quando o mesmo  pára para ouvir de Cristo. " E assim,a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo". Romanos 10.17. Percebam que isso não é para o sincero e sim para todo aquele que crê em Jesus Cristo. Agir com sinceridade mesmo quando alguém está em Cristo é está errado pois o seguimos pela fé e não por termos um coração sincero. Cuidado quando alguém chamar você de uma alma sincera.

Pr. Haroldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...