Alegria: jubilo, prazer, contentamento, pessoa; causa que alegra.
A pergunta acima, o que alegra a Deus? Muitos cristãos não sabem responder, e outros respondem, mas de forma religiosa, superficial. Mas nós veremos aqui não desprezando conceitos pessoais de quem quer que seja o que de fato alegra a Deus.
A palavra alegria é muito abrangente, mas dentro do contexto cristão ela começa justamente no dia do nosso arrependimento e a medida que avançamos em conhecer ao Senhor ela surte o efeito no coração de Deus. Lucas 15. 7 “ Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”. 10 “Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".
O arrependimento é o início de como agradar a Deus uma alma vivendo neste estágio mostra a fé salvadora e não a fé comum que nenhum valor tem para a salvação. Esta fé real e verdadeira procede de Deus para Sua glória. Hebreus 11. 5 Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. 6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Enoque alegrava a Deus com sua vida e o resultado não foi outro Enoque não viu a morte. Essa fé uma vez em nós produz o temor. Salmo 147 . 11 o Senhor se agrada dos que o temem, dos que depositam sua esperança no seu amor leal. Percebamos o que ocorre no coração do homem arrependido ele a medida que avança em conhecer a Deus, passa a crescer e agradá-lO. Paulatinamente sua vida vai refletindo a glória do Senhor. E a sua confiança em Deus será notória entre os de sua geração e Deus se alegra muito.
Essas virtudes espirituais levam a uma vida de comunhão com Deus em oração Provérbios 15. 8 O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada. Essa fase espiritual na vida do cristão revela que não são as reuniões cristãs, a dedicação a um trabalho para o reino que alegra o coração de Deus e sim uma vida justa e cristo outorgou essa vida ao verdadeiro cristão.
Talvez você me pergunte: Pastor se estou fazendo a obra como eu não sou justo? Amados há muitos que fazem a obra, mas infelizmente não vivem uma vida de justiça e isso até mesmo dentro do trabalho que julgam fazer para o reino. Ex. São invejosos, fofoqueiros, maledicentes, intrigantes, partidários e parciais.... Mesmo no trabalho do reino não são justos. Agradam a si, mas não a Deus. E um homem de Deus justo ora, ele sabe que o trabalho que faz depende da oração ao Seu Deus. Uma alma assim vive na humildade Salmo 149. 4 diz: O Senhor agrada-se do seu povo; ele coroa de vitória os oprimidos.
Os humildes são coroados de vitória e pasmem eles não lutaram para obtê-la eles apenas creram. Vimos até aqui o quanto uma alma que ama a Deus O agrada e aqui não há esforço próprio apenas fé. 1 Crônicas 29. 17 "Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído".
Uma vida consagrada traz alegria para Deus. Desde o
arrependimento até o trabalho exercido pelo verdadeiro cristão tem agradado a Deus, pois aquele que faz a obra em função de crescer espiritualmente tem sido edificado. Do arrependimento a consagração são fases especiais na vida do que hoje é uma verdadeira nova criatura.
O que agrada a Deus? Uma vida arrependida, com fé, temor, confiança, em oração, humildade e consagrada.
Pr. Haroldo Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário