Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor o coração. 1 Samuel. 16.7
Há sempre alguém olhando para as aparências e Samuel como um bom crente não era diferente. Eliabe cujo nome significa (Deus é Pai), não refletia em seu coração o que seu nome dizia. Samuel olhou para o seu rosto e altura, e disse: “ Certamente este é o homem que o Senhor escolheu! ” A resposta de Deus ao seu servo foi: “ não é este o escolhido”. Os homens julgam pela aparência exterior, mas eu examino o coração os pensamentos e as intenções do coração.
Deus estava a procura de um homem que não fosse somente no nome "Deus é pai". Mas fosse DEUS É PAI, em suas ações para com os filhos de Israel. Ser externamente uma coisa e no coração diante de Deus outra terá sempre a reprovação e nunca a aprovação do Senhor. O coração é enganoso já diz a Escritura, isso não só vale para o homem, mas para uma denominação cristã também feitas por homens.
Há quem se preocupe de modo demasiado com a roupagem de uma agremiação religiosa sem contudo discernir que Deus não vê como os homens vê
em. E assim homens e mulheres que se dizem cristãos vão em busca não de comunhão interna ou de conhecer internamente a Deus. Mas estão preocupados com o lado externo representados pelos Eliabes da vida. Que tem a aprovação humana, mas não gozam da aprovação de Deus.
em. E assim homens e mulheres que se dizem cristãos vão em busca não de comunhão interna ou de conhecer internamente a Deus. Mas estão preocupados com o lado externo representados pelos Eliabes da vida. Que tem a aprovação humana, mas não gozam da aprovação de Deus.
A Aparência de uma boa doutrina, a aparência de um bom ensino, a aparência de uma boa organização não é símbolo de aprovação de Deus, embora Deus ame a Sua doutrina e a Sua organização pois Ele é um Deus de ordem. A aparência não revela quem de fato o homem é no coração nem tão pouco uma organização religiosa visto hoje existir uma gama de religiões todas se denominando de Deus, orgulhando-se do que são em si e não no que Deus é.
Eliabe tinha tudo para ser um rei na aparência, altura, inteligência habilidades com as armas de guerra como um bom soldado do exército de Israel. E quem sabe até autoridade com seus amigos, exercia. Mas o coração não estava revestido da comunhão com Deus, era bem organizado com sigo mas não com as coisas de Deus e nem com o próprio Deus. Como dirigir uma nação?
Se a alma estava em desobediência seria um segundo Saul para Israel e Deus não queria que assim o fosse. Tanto é que escolheu ao Amado, é o que significa o nome de Davi. O coração de Davi era conhecido de Deus tanto quanto suas ações. Ele não estava entre os soldados de Israel e nem entre os descendentes de Saul. Mas estava no coração de Deus.
Assim são todos aqueles que são desprezados pelos Eliabes julgando-se sábios e usando a própria Escritura sem colocá-la em prática. Vivendo segundo a aparência e de acordo com os seus próprios corações ornamentados de conhecimentos e visões de Deus sem tê-lO como o Senhor de suas almas. Tal como Eliabe eles são desobedientes e críticos não conseguem examinar a si mesmos e sempre se julgam internamente superiores aos demais. Não estão habilitados para ensinar embora ensinem, pois não vivem o que ensinam. Conhecem a Deus como uma pessoa conhece bem matemática, física, química, história, português e assim por diante... a Bíblia para estes é mais uma fonte de informação do que a única regra de fé e prática cristã.
Os Eliabes não estão preocupados com os que afrontam a Igreja e a Deus. E quando alguém se apresenta é logo por eles desqualificado. Por não fazer parte do seu exército organizacional, Sua agremiação, seu clube, seu grupo, sua denominação ou organização religiosa; os Eliabes crescem e dizem: Eu sou a igreja verdadeira! Eles não conseguem ver Cristo nas demais, somente eles e de acordo com seus ensinos, são de Deus.
Cuidado para não serem rejeitados como o foi Eliabe não por Samuel, mas pelo próprio Deus. Quantos homens de Deus são como Samuel dedicados, honrados, íntegros, fieis, sinceros, andam com Deus, vivem com Deus, ouvem a Deus e as vezes tomam decisões erradas. E Deus se apresenta para corrigir o profeta porque ele, o profeta é íntimo de Deus. E Deus só corrige a quem ama a quem ele não ama permanece no seu próprio erro tal como Saul e Eliabe. Cujos corações amaram mais o mundo do que a Deus.
Pena que haja muitos iludidos com a aparência externa vivendo a aparente piedade sem serem verdadeiramente piedosos no coração. É hora primeiramente de nos avaliarmos, pois, o tempo é curto e somos como as folhas secas lançadas ao chão pelo vento é tempo de revermos nossa postura para com Deus e sua Palavra. E de fato sermos autênticos cristãos reprovados pelo mundo, mas aprovados por Deus. É tempo de sermos “os amados” de Deus e não “Deus é pai” idolatrando a nossos atributos pessoais. Deus é Pai não de acordo com o coração de Eliabe, mas segundo a Sua reta justiça e poder.
Muitos estão a procura de uma boa doutrina; que boa doutrina é esta? Que não prova o coração, deixando como está. Que boa doutrina é esta? Que não confronta o seu pecado? Que não revela o seu erro? Que não o leva para uma vida de santidade? Que doutrina boa é esta? Que afasta o homem de seus amigos, de sua comunidade de sua comunhão entre irmãos? Que doutrina boa é esta? Que o eleva acima de seus iguais? Que doutrina boa é esta? Que nos faz viver apenas para os nossos ideias e não para os ideais de Cristo? Não nos preocupemos com a vida de aparência porque todos somos mortais.
Se o cemitério é parque ou não, o interior do sepulcro caixa de cimento ou não lá apodreceremos e seremos comidos pelos nossos próprios vermes que durante a vida convivem conosco esperando o momento de nos devorar. Lá eles nos devorarão e serão os últimos a morrerem. Então não vale a pena viver de aparências quando estamos a caminho de sermos tragados por bichinhos que ainda não vemos, mas que estão em nós. Eles estão a nos dizer: Porque tanta vaidade se tudo o que você é externamente acabará na sepultura! Não escaparemos aos vermes, mas ressuscitaremos. E então todos nós veremos como de fatos somos e como somente Deus nos via quando vivíamos pela fé ou não. Entraremos na realidade espiritual que antes não tínhamos e que após a ressurreição passaremos a ter e viver. Vivamos segundo o coração de Deus e não segundo o nosso miserável coração.
Por que nos preocuparmos com o lado externo? Se Deus esta a olhar para o nosso coração! Nos examinando os pensamentos e as intenções!? Sejamos para o nosso próximo o que somos verdadeiramente para Deus.
Pr. Haroldo Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário