segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Eu, sou o pastor aqui!


Jeremias 3. 15: Então eu darei a vocês governan­tes (pastores) conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento.


O que aqui vou escrever não é para ofender ou denegrir a imagem de homens de Deus. Pelo contrário apenas lembrar a alguns que o chamado pertence ao Senhor é ele quem vocaciona o homem para a obra a qual Ele tem preparado. Cuidar, alimentar, zelar, dar segurança as ovelhas que a Ele pertence e não esquecer que antes de nós sermos pastores fomos pastoreados por alguém.
Os erros cometidos por alguns devem servir de exemplo para não cairmos neles. Infelizmente sempre vão ocorrer e sempre vai haver alguém a escrever sobre isso orientando a alguns quanto a postura pastoral. É bem verdade que temos entre nós uma boa e expressiva contribuição literaria a disposição de todos os pastores para um maravilhoso desempenho ministerial. Mesmo assim o interesse por essa boa literatura ainda é para poucos, visto não haver interesse por parte de alguns em melhorar seu desempenho eclesiatico.

E aqui entra a palavra: Eu sou o pastor aqui! Esta frase revela falta de segurança e autoridade a quem se diz vocacionado. E também nos faz pensar sobre a questão da hierarquia * 1 Hernandes Dias Lopes diz: " Muitos pensam, equivocadamente, que o pastor ocupa um lugar de destaque na hierarquia da igreja. Mas não existe hierarquia na iigreja de Deus. O pastor não é o maior do que o menor membro. Ele é servo de Cristo e servo da igreja. Aqueles que entram no ministério e tratam o rebanho de Deus com rigor desmensurado, pensando que tem dominio sobre as ovelhas de Deus, estão incorrendo em um perigoso engano".

Eu sou o pastor aqui! A vocação é bem verdade não depende dos lampejos literarios, mas a boa literatura ajuda o obreiro a desenvolver bem o seu ministério.
Homens de Deus verdadeiramente chamados jamais usarão esse jargão para com as ovelhas que ministram e que não lhes pertencem. Esses se esqueceram que são ovelhas com uma responsabilidade a mais e que o pastor é Jesus Cristo que lhes deu este privilegio de as apascentar segundo o Seu coração e não segundo o coração do ministro.

Tais obreiros também chegam a expressar "Quem não está satisfeito comigo que se mude". Este tipo de obreiro já revela quem é por suas palavras e depois tem a ousadia de dizer que as pessoas estão rejeitando a liderança de Cristo. O obreiro é servo de Cristo e não Senhor da Igreja de Deus.
A isso diz o pastor * 2 Hernandes Dias Lopes: " Temos visto hoje, com grande tristeza, como alguns pastores tentam blindar sua própria pessoa, vivendo em uma torre de marfim, acima do bem e do mal, não aceitando nenhuma sorte de exortação ou correção por parte dos membros da igreja ou mesmo de seus pares. Defenden-se ardorosamente, dizendo que ninguém pode tocar no "ungido do Senhor" Tiram, assim, o texto do seu contexto e usam a palavra de Deus apenas para se protegerem ou para esconderem seus pecados".

A liderança do pastor é uma liderança funcional. Pastor e membros estão no mesmo nivel; todos são servos de Cristo. o pastor como aqui dito é " Uma ovelha com uma responsabilidade a mais" apenas isso o que não dá direito do mesmo se expressar dizendo: Eu sou o pastor aqui e pronto. E agir como ditador na igreja de Deus. O pastor tem que recordar quem o chamou " Jer. 3.15 Então eu darei a vocês governan­tes (pastores) conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento..

Pergunto onde está a sabedoria de Deus? Onde está o etendimento de Deus? Dado ao ´pastor que Deus separou para servir ao seu povo? Os dias atuais são dificeis para quem exerce o chamado pastoral, mas não sejamos nós a macular a liderança cristã dada por Deus. A igreja precisa de pastores que a ame e a respeite e que a honre como coluna e apoio da verdade além de saber que ela é a noiva do Cordeiro. E que ao pastor foi lhe dada a incubencia de zelar por ela até o dia do arrebatamento.

E que a ele foi entregue os recursos espirituas pelo qual ela deve ser cuidada. O pastor é um mordomo um servo que está responsavel pelo bem do Seu Senhor.
Jesus nunca fez tal delaração: "Eu sou o pastor aqui!" Mas ele disse: Eu sou o bom pastor e o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Se o pastor Jesus deu exemplo, como os temporário não o farão?
Pastorear é alimentar o rebanho de Deus com a Palavra de Deus, é proteger o rebanho dos lobos vorazes, é gostar do cheiro da ovelha, é encorajar as ovelhas. O pastor é aquele que ensina, alimenta, orienta e proteje, disciplina, fortalece, anima e consola as ovelhas.
"Seu papel não é esmagar a cana quebradanem apagar a torcida que fumega. O papel do pastor não é intimidar as ovelhas nem espancá-las por causa de suas falhas" * 3 Hernandes dias Lopes.

Que haja empenho amoroso pelas ovelhas de Deus, que estão sob os cuidados de homens santos. Esta palavra é apenas para nos orientar quanto a maneira de tratamento para com os santos de Deus que também foram comprados pelo precioso sangue do Cordeiro.

*1 e 2 Livro DE: Pastor. A: Pastor Pg. 19 
* 3 Pg. 41 

Pr. Haroldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...