segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O que é ser livre?


                                                     Um adolescente exclama: Eu quero ser livre!

Que tipo de liberdade é esta que tanto ele deseja? É ser livre de seus pais, avós, tios e cobranças que lhes são feitas? Qual a liberdade? 

Lembro de minha adolescência; um dia brincando na rua com os amigos de infância, correndo para um lado e outro, fui abordado pela minha vó - Já para casa, está muito tarde, eram 9h da noite. entrei em casa muito aborrecido e comigo meus dois irmãos conversamos dizendo: Assim não dá! Não temos liberdade para brincar quero logo crescer para poder ficar até depois das nove na rua. Ninguém vai mandar em nós. Desejávamos liberdade no entanto vivíamos ela, mas com limites que são as cercas dos cuidados de nossos pais, avós e tios.

Lembro que durante nossas brincadeiras nossa mãe, tia, avó e vizinhas não saiam da porta da casa. Não percebíamos que seus olhos estavam sobre nós e que nossa "liberdade" era vigiada, só ficávamos tristes quando o limite era cobrado. Na verdade eramos livres e não sabíamos. 
Hoje vejo adolescentes com mais liberdade que nós dizendo: Quero ser livre! Afinal qual é a liberdade que desejam? Recordo de um dia também em que eu e alguns amigos estávamos a conversar, assuntos de adolescentes quando um vizinho veio sentou-se entre nós e puxou vários assuntos eu e meus amigos ficamos calados ouvindo o homem que perguntava e respondia ao mesmo tempo suas indagações. No final ele disse: Gostei de conversar com vocês, se não se importarem amanhã estarei aqui de novo. Ficamos olhando para ele e sorrimos. 

No outro dia mudamos de lugar. Só o vizinho falava! Ele atrapalhou a nossa reunião, coisas de adolescentes. Eramos livres e não sabíamos. Um certo dia na barbearia do senhor Agnaldo onde toda criançada e adolescentes cortavam cabelo; contou ele a estória do Mapinguari ficamos atentos em todos os detalhes ele conseguia prender a nossa atenção a ponto de contar a estória em dois capítulos pode? Tive que ir para casa acompanhado de amigos nos dois dias de estória e nas noites seguintes antes das nove claro. 

Eu era muito medroso ouvia toda a estória depois era aquele problema. Coisas de adolescentes. em casa ficava imaginando toda a cena e muitas vezes não deixava meus pais dormirem. Ainda assim dizia não ser livre pode? A adolescência é uma fase hilariante só percebemos que foi boa quando saímos dela. Quem esta vivendo agora este momento sente-se preso quer ser livre e feliz, quando isto passar vai descobrir que era livre e feliz e não sabia.

Pr. Haroldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...