segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Examine-se 




O cristianismo nos possibilita a avaliarmos a nós mesmos. E este exame não pode ser superficial, pois Deus que nos conhece perfeitamente julgar-nos-á conforme a nossa própria prova. Este é o fundamento Bíblico para avaliarmos o nosso coração 1 Cor. 11. 28a Examine-se cada um a si mesmo...Portanto cada pessoa deve examinar se... é sal sem poder de salgar. Todo cristão é comparado ao sal, pronto para temperar, conservar ou insipido que para nada serve a não ser para ser apontado pelos homens por suas faltas e falhas cometidas a vista do mundo. Uma vida sem poder para salgar causa escândalos no seio cristão. Ou somos sal para salgar ou somos sal insipido não servindo para nada. Mateus 5. 13 "Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens”.

Uma outra forma de avaliação é se somos uma casa edificada na areia, se o somos é porque não praticamos a verdade ouvida resistimos a ela dando lugar a velha natureza pecaminosa e por não exercitarmos a verdade com base em alicerce solido ficamos vulneráveis as intempéries da vida os problemas nos assolarão de forma a ficarmos sem base porque tudo o que temos não estará abalizado na verdade e sim apenas no ouvido negligente. Lucas 6. 49. “Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa".

Além de que devemos avaliar se nossa lâmpada está debaixo do velador. Caso esteja fica difícil iluminar o ambiente onde nos encontramos seremos como todos os outros homens - trevas. O nosso coração estará preso debaixo de jugos pesados e não teremos forças para alumiar quem quer que seja com o nosso péssimo testemunho. Podemos iluminar a nós mesmos com o nosso egocentrismo, mas não teremos em nós a verdadeira fonte resplandecente para fazer a diferença entre as pessoas. Lucas 8. 16 "Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz”.

Isso nos leva a pensar nos frutos: somos ramos sem frutos na videira? Bem, neste caso somente quem não permanece em Jesus será lançado fora igual ao ramo e sacará. Nós que estamos em Cristo temos por natureza nova obrigação de produzir frutos para o reino de Deus. Se sou um ramo improdutivo breve serei cortado e outro será enxertado em meu lugar. Façamos a nossa avaliação com serenidade para que não choremos depois. João 15. 6 “Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados”.

Devemos continuar a olhar para nós se somos joio ao invés de trigo. Pois segundo a Escritura o Joio deve permanecer junto com o trigo até o dia da separação em que um será queimado e o outro guardado em um celeiro. Mateus 13. 30. "Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro' ".Em cada palavra dita neste momento averiguamos com singeleza de coração a maneira de nos avaliarmos a Luz da Bíblia: Somos sal sem sabor? Nossa casa está edificada na areia? Somos uma lâmpada debaixo do velador? Somos ramos sem fruto na videira? Somos joio ao invés de trigo? Ou bastardos em vez de filhos? Com tudo o que lemos percebemos que somos advertidos pelo Senhor a sair desta situação incomoda e voltarmos a base solida da vida cristã tendo por fundamento a Jesus Cristo.

A Palavra confronta o nosso estado pecaminoso e nos orienta a permanecermos na verdade. Porém se não somos advertidos é porque não somos filhos e sim bastardos. Hebreu 12.8 Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.
Façamos a nossa avaliação de nós mesmos e verifiquemos como estamos diante de Deus e sejamos humildes em reconhecer nossas falhas e suplicar a ele o perdão pelos nosso pecados. Ele é fiel e justo para nós perdoar os pecados.

Pr. Haroldo Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...