quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

O Tempo


O tempo não espera o atrasado, o descuidado, o esquecido , o adiantado,ou aquele que chega no tempo certo. O tempo não se deixa dominar ele passa por conta própria sobre todos e ninguém o pode deter. Ou nos preparamos para ele ou o enfrentamos sem estarmos preparados. Não importa como eu ou você o encaramos,  o tempo não nos espera, pelo contrário nos consome a cada dia, até o preguiçoso é por ele consumido; o preguiçoso nada faz, mas o tempo não tem preguiça é trabalhador, assim como todos envelhecemos, o preguiçoso também, e o tempo permanece jovem e cheio de energia consumindo a ambos. 

Há quem prefira nada fazer pelo trabalho de Deus. Mas o tempo é dEle um servo incansável. Quem aqui no tempo cedido por Deus para viver se esquece dos benefícios da Cruz, não tendo tempo para realizar a vontade de Deus. Não terá desculpa a dar porque o tempo está presente em tudo o homem é que prefere ignorá-lo. Há quem diga: Estou muito cansado; Estou ocupado demais; não tenho tempo para nada (Mas está dentro do tempo, sem ter tempo para Deus). 

Mas quando a doença a seu  tempo chega a pessoa quer ter tempo para trabalhar na obra, quando agora não há tempo, dentro do tempo para realizá-la. E assim quem tem saúde esnoba do tempo e quem está doente quer saúde para ter tempo de trabalhar para Deus. Mas o tempo passa e  tudo debaixo dos Céus. Por isso o escritor sagrado do livro de  Eclesiastes diz:

 "Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:  Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,  tempo de matar e tempo de curar,tempo de derrubar e tempo de construir,  tempo de chorar e tempo de rir,tempo de prantear e tempo de dançar,  tempo de espalhar pedras tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,  tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora,  tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,  tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz". Ecl. 3.1-8.

Não somos donos do tempo, mas façamos dele um amigo para que venhamos a usá-lo com sabedoria. E assim como o salmista pedir a Deus que nos ensine: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria" Sl. 90.12


Pr. Haroldo Azevedo

Crente nominal


Vivemos os dias do crente sem compromisso, sem responsabilidade, sem temor a Deus. É o crente nominal sem aliança, sem pacto, sem promessa, agindo como Ismael. Gen. 21. 9 " Vendo Sara que o filho de Agar, a egipicia, o qual ela dera à Abraão, caçoava de Isaque". Seu culto a Deus é mesclado com as preocupações desta vida, o pouco tempo que passa na presença de Deus na realidade não tem a essência pura de uma adoração espiritual.
Seu ego está em primeiro lugar, sua vontade sempre e em todos os momentos tem que ser realizada. Deus está em sua vida em segundo plano, isso quando não é o último. A igreja é apenas um falso escudo, para dar satisfação a muitos que também parte de uma agremiação religiosa.
Crente nominal, seguindo a Cristo de longe ou melhor sem comunhão com Deus. Mas vez por outra vai ao culto só para criticar, quem prega, quem canta, colocar conversas da vida presente em dia. E já pensar no amanhã no seu dia. Vai de mãos vazias ao altar de Deus, Caim pelo menos levou uma oferta (Gen.4.3 “ Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR”), o nominal nada apresenta em sua adoração, porque não vai para adorar a Deus, não há reverência interior em busca-lO por que? Sua vida gira em torno de si e não está crucificado com Cristo.
Os seus pecados não foram lavados no sangue do cordeiro. Nem sua alma foi regenerada, ele não é vaso de alabastro, portanto não possui o óleo perfumado para ser lançado aos pés do Mestre em completo temor e adoração. Mat. 26. 6-13 Jamais entenderá o que é o pecado porque sua mente está cauterizada e, portanto, não sente a necessidade de arrependimento muito menos de perdão.
Para ele os verdadeiros amigos são os que lhe massageiam o ego -o seu próprio deus. E quando este é confrontado pela Verdade, levanta-se contra. Ele anela ama a mensagem humanista de alto ajuda que eleve a sua força para conquistas temporãs. Gosta de todo tipo de bajulação.
É o inteligente e segue o curso do conhecimento do mundo. Sem imaginar, o que ele faz nada de novo tem, vive o que muitos que hoje estão no cemitério a sua semelhança viveram. E terminam com três coisas escritas nas lapides data de nascimento, falecimento e seu nome. Nada além disso, são como deuses, quando vivos buscando conhecimento e passando a quem como eles vivem, alimentam-se da tristeza, derrota, e sofrimentos, de seus supostos inimigos.
Ele gaba-se de sua sabedoria e prudência diante de si mesmos. O que revela é mentira! Por isso a conduta dele é condenada na Bíblia. Ele é verdadeiro prosa. Não sabe quem é o homem, não compreende a si mesmos, não entende o sentido da vida, nem qual é o sentido real e global do mundo, mas vai fazendo como uma música mundana diz: “ Deixa a vida me levar a vida leva eu...”
O verdadeiro crente vive a luz das Escrituras, moldando sua vida na palavra de Deus. Não olha para o mundo e nem vive de acordo com o que o mundo dita ou faz. Não age de maneira nominalista nem leva sua vida levianamente, mas segue os conselhos únicos do Deus vivo. É humilde e reconhece ser imperfeito, igual aos que lhes cercam em amizade cristã. 
Vive a fazer o bem porque olha para o maior exemplo a ser seguido, Jesus.

Em seu coração ama a Deus e o respeita, ao seu próximo dedica amor não o amor nominalista de interesse pessoal e condicional. Mas o amor que sentiu ao receber perdão pelos seus pecados. Sejamos verdadeiros adoradores genuínos servos de Deus andando na luz. Evitemos adentrar na vida nominalista ela não edifica não transforma leva ao caminho da destruição. Cuidado! Vivamos o verdadeiro cristianismo, no coração.

Pr. Haroldo Azevedo.

  A ESPOSA DO PASTOR


                                       

                   Ela é vista como a mulher perfeita ou a vilã no ministério do pastor, todos querem vê-la trabalhar e se ela não se envolve é motivo de criticas por parte da membresia da igreja.

Em uma pequena cidade havia um casal de ministros de Deus ele muito dedicado na obra ela seguia os passos do esposo, mas com reservas. Por que a reserva? Bem! Na igreja o pastor era o líder "perfeito", o marido "perfeito", o pai "perfeito", amoroso e zeloso de sua casa  a esposa ficava feliz quando pelos amigos eram convidados para lanchar, pois o próprio marido nunca levou os seus, para esse momentos de descontração.

As criticas sempre cercavam a esposa do pastor, o líder era um exemplo de "homem de Deus", crianças, adolescentes, jovens adultos e anciãos desejavam ser como seu ministro, mas ninguém queria ser como sua esposa embora humilde, para eles ela era relaxada na obra, havia até irmãos que desejavam sua morte para que o pastor pudesse segundo eles ter mais liberdade para fazer a obra já que sua esposa não estava a altura do seu ministério pastoral. Por vezes usava vestidos com mangas longas e caia na gargalhada do povo principalmente quando na noite de culto chegava de óculos escuros.

Na Igreja ela tinha apenas uma amiga a juíza Susan.
Sua única amiga resolveu um dia visitá-la, ao tocar a campainha da porta o filho mais velho veio atender, ele estava com lágrimas nos olhos, resolveu  fechar a porta, mas a amiga de sua mãe meteu as mãos impedindo. Ela foi entrando  e viu a esposa do pastor com marcas no rosto e nos braços caída ao chão a chorar e seus filhos envolta apoiando a mãe e chorando com ela. A amiga indagou o que havia ocorrido, pois pensava ela tratar-se de algum assalto e perguntou pelo pastor.

Quando uma das crianças disse: Foi o papai! Psiu! Disse  uma das crianças. A amiga ficou surpresa e a esposa do pastor não pode esconder os sofrimentos de muitos anos. O papai só é legal na igreja irmã! Disse uma criança.
A esposa daquele "líder" apanhava quase todos os dias principalmente se algum irmão apertasse sua mão  cumprimentando-a  como de costume aos santos. Se ela conversasse um pouco só com algum jovem ou irmão a noite era de terror, ela apanhava até por chegar atrasada da feira, seu tempo era cronometrado pelo pastor quando este estava em casa.

O café deveria estar sempre na garrafa pronto para os irmãos que fossem visitar ao "dedicado servo". Ela só comparecia quando chamada para fazer o H de sempre, sorrisos sem apertos de mãos  caso algum irmão lhe estendesse as mãos e ela o cumprimentasse, após a saída da visita o cinto descia no corpo da irmã. E o filho que se metesse - apanhava. Na igreja eles não eram envolvidos em nada justamente para não contarem aos outros as atrocidades que viviam em casa.
Logo, alguns diziam:  A família do pastor é esquisita, não acompanha o servo de Deus em nada, é uma família sem visão das coisas eternas. Coitado do pastor ele não soube escolher a esposa  ela influência os filhos a serem  frios na fé.

Naquela manhã o pastor havia saído sem tomar o café, porque sua esposa errou ao adoçar demais o pingado* e como castigo apanhou, seus filhos acordaram com as pancadas costumeiras e correram para cozinha e lá viram sua mãe ao chão, ele passou por elas aborrecido sem dar uma palavra. Pegou seu carro  e de forma educada falou com os vizinhos na sua rua e foi embora para o trabalho. Dez minutos depois  chega Susan sua única amiga, elas tinham marcado naquele dia uma saída até o comercio  e agora Susan,  vê como está sua amiga e vai em busca de uma solução.

Susan a orientou sob como deveria agir, alugou uma casa para amiga e   naquele dia  removeu com seus filhos das mãos do pastor. Uma carta foi deixada pela Juíza e não mais amiga do pastor.
A princípio a igreja ficou contra a Irmã Susan  o comentário era que Susan tinha um caso com a esposa do obreiro de Deus e que a tomou dos braços do pastor para viverem como família.
Ele se apresentou como vitima e inclusive a igreja pagou a ele um advogado para  fazer a sua defesa. A juíza colheu provas dos espancamentos e maus tratos do pastor para  com sua família o mesmo foi condenado e excluído do ministério. A igreja veio ao encontro da família do pastor e de Susan pediu-lhes perdão e todos ajudaram aquela mulher que até então era vista como vilã, mas que se revelou como verdadeira mulher de Deus juntamente com seus filhos.

Ela pediu divorcio e hoje vive ao lado de seus filhos, não casou-se, tem netos, genros e noras que lhes amam muito. Dois filhos são ministros de Deus e duas filhas esposas de pastores todos vivendo em plena paz em Cristo.
O pastor cumpriu a pena, após o divorcio contraiu novo matrimônio,  fundou um  ministério e com o tempo a sua segunda esposa se divorciou dele, por causa de seus maus-tratos, hoje está preso. Quantos não vivem assim diante da sociedade cristã, quantos  preferem viver de uma aparente maneira social só para dar satisfação aos outros?

Esses na realidade são lobos em suas próprias casas, devorando as suas próprias famílias não seguindo a orientação doutrinaria de Paulo que Diz: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” Efésios 5:25 A esposa de um pastor deve ser amada cuidada e nutrida de todo afeto carinhoso do seu esposo e líder. A esposa de um pastor tem histórias para contar boas ao lado do marido ou más. Mas o mais importante é que elas sejam amadas pelos seus maridos, quisera que essa pequena estória não fosse verdade, mas infelizmente vem acontecendo em muitos lares de  ministros e membros de  igrejas  locais espalhadas pelo mundo.

*Pingado: Café com leite

Pr. Haroldo  Azevedo

Permanecer na fé



Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecer fiéis ao Senhor, de todo o coração. Atos 11.23. Fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". Atos 14.22.

Aqueles que foram reconciliados com Cristo irão perseverar na fé e na obediência porque, além de serem declarados justos, na verdade, eles foram transformados em novas criaturas. 
"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Cor. 5.17, com uma nova disposição que ama a Deus, odeia o pecado, deseja a obediência e recebem forças pela habitação do espírito Santo João 8.30 - 32 "Tendo dito essas coisas, muitos creram nele. Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". 1 João 2.19 " Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos".

Em vez de desertar do evangelho ouvindo, os verdadeiros cristãos permaneceram firmes em Cristo, que é o único fundamento Cor. 3.11" Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo". bem como fiéis pela graça capacitadora de Deus Fp." 1. 6 "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus". Fp. 2.11-13 "e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor,para a glória de Deus Pai. 

A meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Os que perseveram são os mesmos que são salvos, e não aqueles cujo amor esfria. isso não sugere que a nossa perseverança garanta a nossa salvação. Em toda a Escritura é ensinado exatamente o oposto: Os verdadeiros crentes são " guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação". A garantia de nossa perseverança é construída sobre a promessa da nova aliança. 

Deus diz: Jr. 32.40 " porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim". Aqueles que de fato se afastam de Cristo dão prova conclusiva de que, desde o inicio, nunca foram crentes verdadeiros. Dizer que Deus assegura a nossa perseverança, porém, não é dizer que somos passivos no processo. Ele nos guarda 'mediante a fé" 1.Pd. 1.15 "que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. " - a nossa fé. 

Pr. Haroldo Azevedo

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Uma só igreja, um só Pastor



                                     


Efésios 4…4 Há um só corpo e um só Espírito, da mesma forma que a esperança para a qual fostes chamados é uma só; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. …

                                      Parece que a palavra divisão é a que se encaixa em alguns casos, a verdade nunca é exposta pelos que são alvo de tal procedimento a Igreja é um só corpo e parece que ela esta mutilada em variados pedaços espalhados pelo mundo a fora cada um defende o seu pedaço que mais lhe agrada e assim o corpo parece com a estatua do sonho de Nabucodonosor completamente dividida. A variados governos e variadas doutrinas, refiro-me a doutrinas Bíblicas e não a usos e costumes que muitos confundem por doutrina falo da doutrina da  Justificação, pecado, regeneração, santidade, Deus, homem, anjos, igreja, Espírito Santo, Jesus Cristo, demônios  e assim por diante.

Paulo nos ensina haver uma só Igreja  um só corpo o qual todo homem de Deus faz parte. Mas nestes dias turbulentos tomados pela vaidade pessoal surgem pequenos grupos com a finalidade de agregar para si o título de verdadeira Igreja, apenas porque seus usos e costumes são escudos para mostrar a aparente santidade e quem não se enquadra a seus usos são tidos como hereges ou filhos do diabo ou filhos do  mundo cão. O pedaço do corpo reivindica a verdadeira santidade, mas como haverá santidade se o corpo está separado?  Não há santidade dividida, a santidade é única e progressiva. A santidade leva ao amor, o amor a misericórdia a misericórdia a esperança e a esperança a fé.

 Os valores espirituais são esquecidos dentro da casa de Deus porque o povo não consegue  viver como um só corpo, independente  da denominação onde julgam servir a Deus. Mas a Palavra de Deus revela que Deus pensa diferente do coração de homens ambiciosos que lutam pelo poder aparente das coisas de Deus. E o pior é que aqueles mais espirituais defendem a Cristo sem ter compromisso com a autoridade escolhida por Cristo para os pastorear. A orientação celeste é que há um só corpo e neste corpo um só Espirito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, sobre todos, por meio de todos e em todos...

E o que passar disso é de procedência maligna. Nada tem a ver com a realidade de Deus para a Igreja. Paulo escrevendo aos Corintios expõe  a realidade da vida comum entre os irmão  diz:1Cor. 3. 3 "Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? 5 Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8 Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho".

Que diferença entre a orientação de serem os irmãos um só corpo e na pratica estarem divididos ou mutilados na fé. A Bíblia orienta  aquele que crer ser um só corpo em ter um só pensamento  Fp. 4.8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas". Quem vive com este pensamento vive  em um só corpo, a Igreja. A única igreja, vive assim unida no proposito maior que é Cristo. Ela não está dividida nem mutilada ela esta viva a ativa sim a verdadeira Igreja permanece intacta dos olhos soberbos e divisionários ela não é prostituta ela é a noiva do Cordeiro.

Os carnais agem como agiram os irmãos naturais de corinto apenas por impulsos eles eram amantes de lideres mortais assim como em nossos dias há muitos que amam e idolatram lideres que amanhã morrerão  e pelos seus frutos são bem conhecidos  são tão articulistas como o próprio Diabo. Uma  só igreja , um só povo de Deus que realizam a vontade de Deus assim como Cristo seu irmão mais velho. O verdadeiro crente sabe que existem picuinhas no meio cristão, mas ele se afasta de todas e nem fala sobre o assunto porque não edifica quem há de o ouvir.

Com essa atitude ele manifesta que  faz parte de um só corpo que é a Igreja cuja cabeça é Cristo. Se penso como Cristo viverei como Cristo, morrerei como Cristo e ressuscitarei como Ele ressuscitou por que ? Porque estou em um só corpo que é a igreja coluna e firmeza  da verdade. ! Tm. 3. 15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. Andemos conforme a orientação Bíblica e não em separação, pois Deus nos chamou em Cristo para sermos um só rebanho tendo um só pastor.

 A denominação é falha e humana nela há erros incomensuráveis.Vez por outra surgem  novas denominações Cristãs decorrentes de insatisfações com a liderança e surge um novo grupo entre os cristãos chamados de desengrejados. O que estão fazendo? Há um só povo chamado povo de Deus esse povo nunca e jamais irá se dividir. Pois estarão juntos no dia do arrebatamento da igreja que é um só corpo perfeito e não mutilado. Quem tem prazer nas pelejas e fofocas se for para o céu irá se decepcionar porque lá é lugar da noiva o lugar dos mutiladores é no inferno. Ali   é lugar para quem preferiu seguir  o seu coração e lideres diversos. O céu é para um só rebanho seguindo um só pastor, o inferno é lugar para vários rebanhos seguindo vários pastores. Pertencemos a uma só Igreja e não importam as opiniões dos carnais e mutiladores somos de Cristo e este crucificado.

Pr. Haroldo Azevedo

Ainda há!     Homens fieis a Deus





                               
           
                   "Todavia, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus; e: Qualquer que profere o nome do Senhor, então que se aparte da injustiça." - 2 Tm 2.19
               

 O Senhor conhece os que são seus;

 Paulo em sua  segunda carta expressa estas palavras para seu discípulo Timóteo "O Senhor conhece os que são seus".  Este selo mostra intimidade, privacidade do servo com o seu Senhor. A vida pautada tendo como fundamento a Cristo e refletida aos olhos de Deus e dos homens. Existe nesta geração  homens de Deus que não se curvaram ao deus deste século  e com equidade servem ao Deus vivo, sem afrontar a igreja como os falsos lideres o fazem. Hoje o descrédito é quase que total aos Ministros do Evangelho, pois a prostituição, o roubo  a avareza que é idolatria tem feito parte da vida de algumas dezenas de obreiros. Mas mesmo em meio ao caos ministerial existem homens de Deus que não se deixam levar pelo próprio coração. Exitem homens comprometidos com o reino de Deus. Que vivem a verdade que pregam, que anunciam as virtudes de Deus aos homens sem precisarem de amuletos ou distorções Bíblicas. Há entre nós os Elias, os 7 mil que não se curvam ao deus baal desta geração. E que são perseguidos por amarem ao Senhor. Somente quem está orando e estudando as Sagradas Escrituras terão discernimento para distinguir o verdadeiro servo do falso. Apenas os fervorosos servos de Deus poderão escapar das armadilhas feitas pelos amantes de si mesmos. Estes não se escandalizarão com os resultados ocultos vindo a ser revelados porque sabem que Deus o permitira para que o julgamento comece pela Sua casa, pois nós haveremos de julgar o mundo. 

E qualquer que profere o  nome do Senhor.  

Esta em conexão com o nome Cristão, quem vive a Cristo em sua vida diária é diferente no trato, na alegria de Deus, no amor, na paz, que procede do calvário vive o nome do Senhor em sua existência espiritual como nova criatura faz a diferença nesta geração de perversão dos valores Bíblicos. Há quem viva a Cristo verdadeiramente e  são perseguidos por causa da  verdade de Deus Tal como foi:  José, Jeremias, David, Neemias, Esdras,  Estevão e o  próprio Apóstolo Paulo. No entanto tinham eles o selo de Deus:  se apartavam da injustiça. Sim todo aquele que profere o nome do Senhor anda em vida integra. Nada está perdido, há homens de Deus comprometidos com o Reino, bem sabemos que o numero dos falsos obreiros é  maior que os bons e que os escândalos são avassaladores causando tristeza para os fieis servos de Deus. E muitos já não sentem ânimo para frequentar uma igreja justamente por achar que todas são iguais com lideres frouxos na doutrina e no amor a Deus. 

Então que se apartem da injustiça

É comum aos  servos fieis se afastarem de toda injustiça, revelando em suas vidas práticas o prazer em servir ao Deus vivo. Estes embora em pequeno grupo são os verdadeiros adoradores do Criador. Ainda há  fieis sobre a terra que não se deixam manejar pelas palavras forjadoras da maldade. Ainda há homens de Deus em compromisso com Seu Reino. Olhemos para os amigos de Daniel, Daniel 3. 12 Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste. Sim há homens fieis mesmo no seio de tanta mornidão e podridão ministerial, há homens íntegros que não se deixaram corromper pelo deus Mamom e nem pelo sensualismo da deusa Diana. Esses são conhecidos de Deus, foram separados pelo Senhor para realizarem a sua obra a eles estão reservadas as promessas Bíblicas de   Mateus 25. 21 E o seu Senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Há homens cujo coração está no céu, pois lá está o seu tesouro e ninguém poderá arrebatar, nem a ferrugem corroer, ou traça danificar, e o ladrão roubar os valores de quem ama e vive para Deus. 

Pr. Haroldo Azevedo



O papel do pastor e da ovelha - João 10




Introdução: 

Vivemos um tempo de crise de identidade espiritual. A relativização dos conceitos tem confundido as coisas na sociedade. Muitas pessoas não conseguem definir seu papel ou até mesmo sua própria personalidade. Por isso existe tanta confusão nas igrejas fazendo que as pessoas não compreendam seu papel no corpo de Cristo.
Jesus contou esta parábola do Bom Pastor, falando de si mesmo e de seu rebanho para orientar os padrões tanto do pastor como da ovelha nas igrejas.

Você é pastor ou ovelha?

Vejamos através das palavras de Jesus qual é o papel do pastor e o da ovelha:

O Papel do Pastor:
Jesus é o modelo de pastor que devemos seguir. Embora existam coisas que somente Jesus pode ter feito, como morrer por nós, tudo o que fez é o exemplo que nos orienta para o cuidado de vidas.
O termo pastor significa aquele que cuida de um rebanho. Na idade média os líderes espirituais eram chamados ‘cura d’alma’ ou apelidados de ‘cura’ pelo papel que exerciam ao cuidar de vidas.
As atribuições de um pastor, segundo as palavras de Jesus são:

1) Entra pela porta (v.2):
O pastor também é ovelha e deve prestar contas a seu líder. Entrar pela porta significa que para se tornar pastor, passou pelo processo legal oferecido pela igreja, seja este uma eleição, curso teológico, nomeação e principalmente ser consagrado por um superior a ele. Para crescer no ministério não é preciso pular a janela fazendo uma divisão ou sendo rebelde contra seu líder. Procure bater na porta e entrar de maneira digna sem passar por cima de ninguém.

2) Conhecer as ovelhas pelo nome (v.3 e 14):
Para ser pastor é preciso conhecer as ovelhas. Um líder que não sabe o nome de seus companheiros, nunca foi em sua casa e não participa de sua vida, pode ser um gerente e não um pastor. A relação do pastor com a ovelha é como se fosse parte da família. Muitas vezes o pastor fica tão cheio de tarefas administrativas que não consegue ter tempo para estar junto com suas ovelhas.

3) Conduzir as ovelhas (v.3c):
Como líder espiritual, o pastor é um condutor para suas ovelhas. A imagem aqui é do pastor atrás do rebanho tocando-os para fora do curral. Este é o momento em que o pastor aponta a direção para o povo. Infelizmente existem muitos modelos de igrejas onde uma liderança é que conduz a igreja e o pastor também e conduzido pelas decisões deste grupo. Quem tem autoridade espiritual sobre a igreja para conduzir suas decisões é o pastor. Como homem de Deus, o pastor recebe do Senhor as orientações para o seu povo.

4) Ir adiante das ovelhas (v.4):
Em outro momento o pastor passa adiante das ovelhas para que elas possam vê-lo e seguir na direção certa por onde for. Como líder, o pastor é o exemplo a ser seguido na igreja. Se o pastor é um homem de oração, a igreja ora; se a igreja vê o pastor cuidando de vidas, o povo também cuida. A igreja é o espelho de seu pastor e segue seu exemplo. O que o pastor faz vale mais do que suas palavras no púlpito.

5) Dedicar sua vida pelas ovelhas (v.11):
A vida de um pastor é dedicada a suas ovelhas. Somente Jesus deu sua vida para nossa salvação e ninguém mais pode fazer isso, mas este é um exemplo de entrega que deve ser seguido pelos líderes espirituais. Por isso Jeremias alerta os pastores que apascentam a si mesmos (Jeremias 23.1-4). Quando se entrega ao ministério, o pastor deixa tudo em prol de ganhar vidas para Deus.

6) Nunca abandonar suas ovelhas (v.12,13):
Jesus deixa bem claro a diferença entre um mercenário e um pastor. O mercenário visa seu interesse e quando não consegue o que quer ou quando enfrenta algum risco, então foge abandonando o rebanho. Já o verdadeiro pastor, cuida mais ainda de seu rebanho quando percebe as situações perigosas, chegando a arriscar-se pelas suas ovelhas. É nos momentos mais difíceis da vida das pessoas que o pastor se mostra presente e ganha realmente o respeito do povo.

7) Não fazer distinção de pessoas (v.16):
O pastor deve atender toda a comunidade além das que estão na igreja, que são “outras ovelhas, não deste aprisco” e trabalhar pela unidade do povo para que sejam “um rebanho e um pastor”. Para isso o pastor não pode fazer distinção de pessoas dentro ou fora da igreja. Para o pastor, todos são ovelhas ou almas a serem ganhas para o Senhor. Se o pastor se limitar a atender apenas um grupo, perde a oportunidade de conquistar muitas vidas.
Quando o pastor exerce seu ministério seguindo o exemplo de Jesus, mesmo que seja muito difícil, tudo o que fizer é aprovado por Deus. Então Jesus se torna o real e supremo “pastor e bispo de vossas almas” (I Pedro 2.25).
Seja um pastor de acordo com o exemplo de Jesus!

2 – Papel da Ovelha: 

Quem conhece ovelhas, sabe que é um animal dócil e manso. Além disso, a ovelha se apega ao ser humano confiando nos direcionamentos que dá. Ovelhas são animais que precisam de orientação, pois não sabem se cuidar sozinhas. Também são frágeis diante de predadores e não conseguem se defender, por isso não podem viver sem o cuidado de um pastor.
As atribuições das velhas, de acordo com as palavras de Jesus são:

1) Ouvir a voz do pastor (v.3):
A ovelha ouve a voz do seu pastor. Ouvir é mais do que apenas escutar. Ouvir significa compreender. A ovelha vai à igreja para aprender algo e o pastor é o canal de Deus para transmitir esta mensagem. Por isso, a ovelha deve aceitar a voz de seu pastor como veículo Divino para entrega de sua Palavra. Quando o pastor fala a ovelha deve ouvir atentamente.

2) Seguir a orientação do pastor (v.4):
As ovelhas devem seguir a orientação do pastor. Existem pessoas que querem mandar no pastor e dizer o que deve fazer. Todos podem dialogar e sugerir ao pastor, ideias do que pode ser feito, mas a orientação do pastor deve ser obedecida. Muitas pessoas só querem ouvir coisas boas do pastor e quando são exortadas, não aceitam. Mas o pastor tem autoridade para corrigir o rebanho com a “vara e o cajado” e isso deve ser considerado como consolo pela ovelha (Salmo 23.4).

3) Reconhecer a voz do pastor (v.4):
Dentre todos os ruídos e mugidos do rebanho, a ovelha consegue reconhecer a voz do pastor. A diversidade de igrejas é tão grande que fica difícil estabelecer um padrão. Cada igreja e cada pastor, pensa e fala de uma maneira diferente. Então a ovelha precisa saber discernir a voz de seu pastor para não ficar confusa. Quem fica andando de igreja em igreja e escolhe qual pastor vai ouvir, acaba em confusão e se perde pelo caminho.

4) Não seguir ou ouvir estranhos (v.5 e 8):
A ovelha não atende a orientação de estranhos. Isso é muito importante porque existem muitos “falsos profetas” (Mateus 7.15). Infelizmente muitas igrejas preferem ouvir pregadores de fora, que muitas vezes são pessoas desconhecidas da comunidade. Estes pregadores veem e ensinam o que querem para as ovelhas e depois vão embora, mas quem fica para lutar com seu rebanho e resolver os conflitos é o pastor. A verdadeira ovelha ouve a voz de seu pastor e não de estranhos.

5) Aceitar o alimento oferecido pelo pastor (v.9):
A ovelha procura e acha pastagem oferecida pelo pastor. O Salmo 23 fala que a ovelha não sente falta de nada, sendo levada a pastos verdejantes e águas tranquilas. Assim como cada pastor procura dar o melhor alimento para seu rebanho, a ovelha também deve aceitar o suprimento dado pelo pastor. Quando a ovelha olha o pasto do vizinho e procura comer longe de seu pastor, logo ela se perde. Muitas ovelhas estão feridas, perdidas ou desnutridas porque não aceitam o alimento oferecido pelo pastor.

6) Conhecer o seu único pastor (v.16):
Assim como o pastor deve conhecer suas ovelhas, estas também devem conhecer o seu pastor, para que haja “um rebanho e um pastor”. Mesmo que já tenha vários líderes espirituais, a ovelha deve reconhecer como seu único pastor, aquele que está cuidando de sua vida espiritual. Muitas ovelhas estão seguindo pastores da televisão, que embora seja uma bênção. O seu pastor é aquele que te visita, ministra a ceia, aconselha e nas horas difíceis você liga para ele.

7) Acreditar no pastor (v.26):
Jesus disse que os fariseus não eram ovelhas porque não acreditavam nele. O que faz uma pessoa ser ovelha é dar crédito ao que o pastor diz. Ovelha desconfiada não acredita no pastor. Existem pessoas que são tão exigentes que não dão crédito ao seu pastor. A ovelha precisa confiar no pastor para confidenciar sua vida pessoal e ele poder cuidar de suas feridas. Saber que tem alguém cuidando de nós é algo que conforta nossos corações.
No mundo atual, diante da liberdade e individualismo propostos pela sociedade, tornar-se ovelha é um grande desafio. Desde o compartilhar as questões pessoais até aceitar a correção do líder exige um esforço enorme para quem deseja ser ovelha. Se cada ovelha seguir estas orientações, a vida na igreja se torna muito mais fácil.
Seja uma ovelha mansa com o seu pastor!
Assuma seu papel de ovelha ou pastor!

-CONCLUSÃO:
O comércio religioso tem feito de muitos pastores, funcionários executivos de igrejas e alguns acabam sendo seduzidos por interesses financeiros. Além disso, o trânsito religioso tem provocado uma mudança constante de igreja entre as pessoas. Todos estão acostumados com a concorrência do comércio e comprar o que quiser, quando e onde quer. Isto está refletindo no comportamento de muitos crentes. A pessoa vai à igreja que mais lhe agrada e se algo lhe aborrecer, logo procura outra. Quem faz isso deixa de ser ovelha por não se submeter ao cuidado de um só pastor.
Você sabe qual é o seu papel?
Assuma sua identidade espiritual!

Postado por: Para minha edificação

A Graça Rejeitada


O homem transgride o mandamento de Deus (1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.), e agora não tem como voltar a comunhão com seu criador. E por isso sua "vida" prossegue em rebelião contra Deus. Sem paz em seu coração e debaixo da ira de Deus e chamado filho da desobediência ou do diabo (Efésios 2:3, entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e eramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.), insiste em pecar e continuar separado do Seu criador. Pobre homem está cego, surdo , mudo, paralitico e morto em seus delitos e pecados. e mesmo assim consegue dizer não para o socorro que se lhe apresenta: Jesus.

Em um domingo desses dentro dos anos que tenho no evangelho de Cristo, eu e uma equipe de jovens estavamos a evangelizar dentro do Hospital Beneficência Portuguesa em minha Cidade. A equipe se dividiu, eu e mais dois jovens fomos em direção a uma das enfermarias escolhidas para o trabalho por nossa equipe e as outras duas equipes para outro lado, foram . Ao chegarmos na enfermaria de destino haviam dois homens, um nos atendeu o outro não. Ao que nos atendeu falamos de Jesus de sua morte sobre a cruz pelos pecados dos homens e de sua ressurreição. O homem ficou bastante atento as palavras das Sagradas Escrituras expostas naquela ocasião. Olhando eu para seus olhos perguntei: Sabendo o Senhor que é também um pecador receberia em seu coração hoje aquele que tem poder para perdoar todos os seus pecados? Jesus!

Ele, olhou para nós e disse: Vocês ainda vão continuar visitando as outras pessoas? Sim lhe respondi!
Façam o trabalho de vocês e quando terminarem voltem aqui, pois tomarei uma decisão. -Tudo bem foram as nossas palavras. E saímos a trabalhar.
Após o evangelismo orientei aos jovens para que nos retirássemos do Hospital. Ao que um deles lembrou: Falta retornar com aquele senhor da primeira enfermaria.
-Tem razão disse eu vamos lá! Ao chegarmos agora em um grupo bem maior encontramos apenas o homem que recusou nossa visita. A ele perguntei; Moço onde está o senhor que a pouco conversávamos. Ele disse: Não está mais aqui, vocês não estão vendo! Sim! Estamos disse. E logo lhe fiz  outra pergunta: Pegou alta? Não! disse ele: Após vocês saírem dez minutos depois ele faleceu.

O pecado cega e faz o homem perder oportunidades importantes em sua vida tal como aquele cidadão perdeu deixando para outro momento sua decisão sem saber que a "eternidade" bateria em seguida na porta do seu coração. Jesus continua em busca das ovelhas perdidas através de você Cristão. Sabemos que enfrentaremos problemas em nossa missão. Não alcançaremos a todos e isso é triste tudo pelo fato do pecado dominar o coração do homem.

Existe solução para o homem perdido, Cristo Jesus! Somente pela graça revelada em Cristo o homem terá a paz e a vida eterna. Porque pela Graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós é dom de Deus; Efésios 2:9. Jesus é a esperança para o homem perdido e que continua a transgredir, se tão somente se arrepender de seu pecado e aceitar o sacrifício do Salvador pela transgressão cometida. Jesus é a Porta e o caminho de retorno a Deus.

Autor: Pr. Haroldo Azevedo

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

   Não vai dar certo...



Pare, não vai dar certo isso! Essas palavras vez por outra ouvimos de alguém próximo  a nós.  Quando um projeto se levanta  surgem os que defendem a não realização dele expondo as dificuldades  que o trabalho vai ter. Ora se não fosse para ter trabalho, obstáculos  e lutas não seria trabalho. Todo trabalho requer trabalho por parte de quem o faz. Não existe projeto sem sacrifício homens de Deus são chamados para exercer trabalhos. A jornada se inicia e durante o seu desenvolvimento até o final da obra, criticas surgirão bocas desanimadas se abrirão, braços abertos para voltar a traz estarão fixos no ar, pés apressados pedirão companhia para fugir do proposito estabelecido não pelo homem, mas por Deus. E quantos não enveredam por esse íngreme caminho?  A vida cristã e cheia de obstáculos e somente os vencerão quem depositou  a confiança em Cristo  Jesus.
Ao olharmos com clareza para a cruz veremos nela a vida de Deus sendo derramada  em função dos que creram no Evangelho. Jesus também sofreu ao trabalhar em prol dos que nEle acreditam. Pedro certa vez se deixou usar  através de suas palavras quanto ao trabalho que Jesus estava realizando ao dizer: "Pedro, porém, chamando-o à parte, começou a admoestá-lo, dizendo: Deus seja gracioso contigo, Senhor! De modo algum isso jamais te acontecerá”. Mt 16.22. "E virando-se Jesus repreendeu a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Tu és uma pedra de tropeço, uma cilada para mim, pois tua atitude não reflete a Deus, mas, sim, os homens”.Mt. 16 23

Satanás é ......            1 - Uma pedra de Tropeço
                                  2 - Uma cilada
                                  3 - Atitude que não reflete a Deus e sim os homens.

Infelizmente esse mesmo comportamento tem aqueles que se intitulam servos de Deus, mas não são.
Isso nos faz lembrar Neemias :¨6. 2 Sambalate e Gesém mandaram-me o seguinte convite: “Vem, vamos encontrar-nos em uma das aldeias da planície de Ono!” Eles, entretanto, estavam tramando fazer-me algum mal; 3 por essa razão enviei-lhes mensageiros com esta explicação: “Estou executando um grande projeto e não posso descer agora. Afinal, por que eu deveria parar minhas obrigações e deixar a obra para encontrar-me convosco?” Tanto Neemias como Jesus tinham de Deus um projeto e não poderiam abrir mão dele para agradar aos homens. Olhemos esses exemplos e com sabedoria de Deus exercitemos o que Neenias e Jesus  colocaram em pratica. Erguer os muros de Jerusalém era o alvo de Neemias,  Erguer-se  na cruz e atrair os que confiariam na mensagem redentora era o alvo de Jesus. 

Sambalete é ...         1  -  Projetador do mal contra Neemias.

Neemias                   1 -  Executava um grande projeto
                                 2 -  Não poderia descer
                                 3 -  Não poderia para a obra e nem abandoná-la
Qual o teu projeto no reino? Você parou? Desistiu? Desceu para ouvir os que não aprovam a realização do projeto de Deus? Deus tem seu modo de trabalhar e obreiros para si proverá, ele não tem prazer no covarde, ou naquele que é orientado segundo a visão humana e não a Sua. Satanás e Sambalate não param de trabalhar a função deles é ver o crente parado nas coisas do reino. O verdadeiro crente avança na força de Deus. Não tem tempo para pensar em si ou ouvir as criticas lançadas contra ele e o trabalho que executa  para o reino de Deus. Neemias teve sucesso em seu projeto, Jesus também e aqui estamos como resultado do grande plano da redenção de Deus. Muitas vezes temos a fraqueza de olharmos para a opinião dos outros tirando nossa mente da orientação de Deus. Adão e Eva são referências neste assunto quando se trata de mudar de posição.  Cuidemos em permanecer na vontade de Deus e não seguirmos  secundárias orientações que nos tirem do verdadeiro alvo de seguir a Cristo. 

Homens amantes de si mesmos tem se levantado no mundo  ensinando parte do Evangelho e parte dos seus ensinos perversos que a muitos tem enganado. Não ouçamos a voz da velha cidade que Diz: Não vai dar certo! Deixe-a para traz e não se deixe persuadir com seus encantos  de inteligência terrena. Pois muitos que não vigiam adentram a está área da vida e depois sofrem a dor da separação da presença de Deus que na realidade nunca tiveram, são como o Irmão de Jacó, Esau. Que abandou o projeto de Deus por  um prato de lentilha. Vigiemos e oremos para que os nossos corações não se maculem com as palavras: Não vai dar certo!

Pr. Haroldo Azevedo
É Pastor auxiliar da IEAD Belém - Pá 
Dirige o Templo da Lauro Sodré II
É coordenador da Área da Terra Firme III.
Estudante das Escrituras e tem por objetivo de vida; Seguir a Cristo e Este Crucificado.

O interesse é pessoal



Onde está efeito da cruz na vida do crente? Onde está o interesse pelo reino, na vida do crente? Onde está a vida de compromisso, na vida do crente? Onde está o amor pelo Salvador, na vida do crente? Onde está o desprezo pelo mundo, na vida do crente? Muitos estão preocupados com seus projetos temporários que não encontram tempo para enriquecer espiritualmente, entre esses supostos crentes não há quem acumule tesouros nos céus, não há quem tenha a preocupação de brilhar a cada dia na justiça celeste. Não há quem deseje ser semelhante a Cristo. O objetivo maior é igualar-se as coisas deste mundo imitando-as conforme a aparência desta vida vã.
O século presente com suas ilusões enche a mente e o coração de muitos que professam ser cristãos, mas não são

verdadeiramente, o cristão verdadeiro é uma joia de raríssimo valor diferente de qualquer outra joia que o mundo possa apresentar para equiparar ao esplendor das riquezas celestiais aqui na terra, mas não passam de imitações baratas e sem real valor para vida eterna. Crentes sem o temor a Deus estão por ai levando a vida como bem desejam levar. Não são como os verdadeiros crentes que refletem a glória do seu criador. Os falsos vivem da aparente piedade enquanto que os verdadeiros as tem por nascimento ( Regeneração). O falso crente tem por base a sua vontade ele não conhece a vontade de Deus mesmo lendo ou ouvindo um estudo ou sermão Bíblico, poque sua mente está como as do mundo fechada para as riquezas celestes. Ele não tem acesso a elas por isso prefere viver "achando" que está no caminho quando na realidade seu coração está longe de Deus, por ser ele o próprio deus de sua vida insana e imoral. Não há nele vontade alguma em realizar os desígnios de Deus, porque sua alma esta a muito divorciada da verdade. Tais crentes são vistos diariamente a merce de seus desejos profanos largados a própria sorte vivendo para servirem de exemplo para o verdadeiro crente não seguir. Ainda que ouçam estão surdos para a verdade, ainda que vejam estão cegos para a realidade espiritual, Ainda que fale a boca não abre para que a língua confesse que só Jesus Cristo é o Senhor.

Aqueles a quem Deus escolheu jamais mudarão de posição, eles são trigo para sempre, eles são luz para sempre, eles são sal da terra para sempre, a semelhança de seu Senhor. Pois a semente que eles possuem no coração é incorruptível ela não pode sofrer o dano da corrução mundana. Deus nunca e jamais lançará fora os que em Cristo foram comprados pelo precioso sangue vertido no calvário. Deus não está preocupado com os que não querem ouvi-lO ele limpa e zela pelos que lhes pode ouvir e obedecer. Os que assim não procedem jamais verão o Reino de Deus, e a eles jamais serão revelados as grandezas do Eterno. E sempre estarão entre os santos sem serem um dos tais. Infelizmente seus questionamentos não são para o crescimento de suas almas, porque por mais que lhes sejam ditas as verdades para que possam caminhar, elas são como perolas lançadas aos porcos. Eles as desprezam porque não amam ao Criador e se não amam ao criador jamais amarão quem por ele forem enviados. E muito menos os que por Deus são colocados para os conduzir a terra prometida a nova Sião. Enquanto o interesse pessoal for o alvo dessa gente o inferno esta preparado recebendo a todos que procedem sem ter por base as Escrituras Sagradas e Seu Criador. Infelizmente muitos permanecerão como estão sem reagirem para a vida um dia poderão dizer: "Vivemos ao lado de homens e mulheres de Deus e nunca nos preocupamos em imitá-los e nem tão pouco de ouvi-los ó que senda cruel tem a nossa alma pela negligência achando que tudo era uma estoria de mitos agora é tarde demais". Olhe para cruz quantas vezes forem necessárias até que brote o genuíno arrependimento enquanto há tempo.

Pr. Haroldo Azevedo

Os Bastidores Ministeriais

                             


Há! nojo no que acontece  dentro dos bastidores eclesiásticos a podridão  é tremenda  a lama fétida destrói o caráter dos oportunistas que se gloriam de tudo o que fazem para o benefício da própria alma morta em seus atos depravados de pecados. tudo se mantém em oculto e quando é descoberto a verdade não surge em benefício da Justiça, mas ela  é usada pela oportunidade negada dentro da corrupção. Dinheiro, mulheres  prazeres desfrutados com os recursos deixados pela fé no altar para Deus. Esses recursos são desviados para os prazeres de quem os recolhe. 

Quanta malandragem e atitudes levianas são manifestas por pessoas que se dizem crentes em Jesus Cristo. A mazela é derramada dentro dos bastidores da fé. Onde  se esperava encontrar honestidade se vê infidelidade e esperteza, e o pior é que nada se pode falar para não ofender os irmãos que ajudam ao trabalho com seus recursos. 

Homens profanos se prostituem, servindo o pão e o vinho e com outra mão tiram o que não lhes pertencem  estão quebrando o oitavo mandamento "Não furtarás" e assim vilipendiam o Sagrado Ministério para gozo de seus ventres. Estes colocam em seus aposentos mulheres cujos atributos corporais lhes agradam os olhos e mesmo assim estão servindo no altar como os filhos de Eli. 

 1 Samuel 2. 12 "Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor 13 nem cumpriam os deveres de sacerdotes para com o povo; sempre que alguém oferecia um sacrifício, o auxiliar do sacerdote vinha com um garfo de três dentes, 14 e, enquanto a carne estava cozinhando, ele enfiava o garfo na panela, ou travessa, ou caldeirão, ou caçarola, e o sacerdote pegava para si tudo o que vinha no garfo. Assim faziam com todos os israelitas que iam a Siló. V. 17 O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor.

Eis a postura dos filhos de Eli              1 - Eram impios
                                                              2 - Não se importavam com o Senhor
                                                              3 - Não cumpriam os deveres dos sacerdotes
                                                              4 - Pegavam para si tudo o que estava no garfo.

Pessoas que estão no Ministério  e vivem a desprezar as coisas  sagradas a Bíblia os qualificam de impias, que não  respeitam e nem honram ao Senhor, e não estão preocupadas com o chamado ministerial, pois visam apenas o que está no garfo: Sucesso, fama, mentiras, prostituição, dinheiro, riquezas, e farras. O mundo gospel depravado esta se multiplicando no mundo. Homens íntegros são desprezados por suas posturas honestas e de fidelidade a Deus. Enquanto rebeldes  e falsos são agregados a posição de destaque dentro da Igreja.

Quem antes nada tinha, hoje com as oportunidades das salvas dentro do seu escritório de recolhimento, acolhe entre parceiros parte da especie doada em ato de fé e benção para a obra Deus. Mas assim como os filhos de Eli não escaparam ao Juízo de Deus  estes também não ficarão impunes ao agravo feito ao dono da Obra. A visão inútil para quem ama roubar a Deus é escura, nada há de bom em um coração habilitado para o mal. A índole macabra de quem procede em beneficio próprio caminha para destruição. Pois não há homem que na terra consiga roubar a Deus e ficar impune. Os bastidores da vida dos filhos de Eli não são para se seguir, pois trata-se de caminhos pendentes a juízo eterno.

Mesmo sabendo da verdade muitos nesta geração preferem andar de braços com a mentira, eis porque os bastidores cristãos estão cheios de pouca vergonha e muita ação para o pecado. Pensemos de maneira honesta como está o nosso coração frente a está verdade que acabamos de ouvir?  Somos um daqueles que nos bastidores agimos de um jeito e diante dos olhos do próximo de outro? Ou vivemos na esperança daquEle que nos chamou para vivermos corretamente em Seu Nome? Os bastidores ministeriais mostram  o coração de alguém que está no ministério mas não é Ministro de Deus.

São como os filhos de Eli verdadeiros festeiros usando os recursos da obra para engordar o coração egocêntrico e sínico dos que desprezam ao terno Criador. Aqui muitos enganam e são enganados  mas virá o justo juiz e destruirá a todos cujo coração desprezaram a Deus. Compete a nós eu e você lendo este paragrafo fugir dos bastidores da impureza e nos enquadrar nas verdades da Bíblia Sagrada.  Somente os que nas Escrituras meditam e praticam terão como seu Senhor a Deus. Quem uma vez no Evangelho  não pratica a verdade, nunca conheceu a Deus. Fujamos dos bastidores podres desta  vã vida impia e sirvamos a Deus de todo o Nosso coração.

Pr. Haroldo Azevedo
É pastor auxiliar da IEAD Belém - Pá. Casado com a irmã Elenice Azevedo, desse relacionamento nasceram três filhos Thiago, Jonã e Felipe. Casados com as servas de Deus Neuza, Renee e Daiane. Tem Cinco netos Haroldo Miguel, Athus, Hadassa, Helena e Noa. É Estudante das Escrituras Dirige a Igreja Lauro Sodré II é Coordenador da Área Terra Firme 3.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A Preocupação com a aparência.


Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor o coração. 1 Samuel. 16.7
Há sempre alguém olhando para as aparências e Samuel como um bom crente não era diferente. Eliabe cujo nome significa (Deus é Pai), não refletia em seu coração o que seu nome dizia. Samuel olhou para o seu  rosto e altura, e disse: “ Certamente este é o homem que o Senhor escolheu! ” A resposta de Deus ao seu servo foi: “ não é este o escolhido”. Os homens julgam pela aparência exterior, mas eu examino o coração os pensamentos e as intenções do coração.
Deus estava a procura de um homem que não fosse somente no nome "Deus é pai". Mas fosse DEUS É PAI, em suas ações para com os filhos de Israel. Ser externamente uma coisa e no coração diante de Deus outra terá sempre a reprovação e nunca a aprovação do Senhor. O coração é enganoso já diz a Escritura, isso não só vale para o homem, mas para uma denominação cristã também feitas por homens.
Há quem se preocupe de modo demasiado com a roupagem de uma agremiação religiosa sem contudo discernir que Deus não vê como os homens vê

em. E assim homens e mulheres que se dizem cristãos vão em busca não de comunhão interna ou de conhecer internamente a Deus. Mas estão preocupados com o lado externo representados pelos Eliabes da vida. Que tem a aprovação humana, mas não gozam da aprovação de Deus.
A Aparência de uma boa doutrina, a aparência de um bom ensino, a aparência de uma boa organização não é símbolo de aprovação de Deus, embora Deus ame a Sua doutrina e a Sua organização pois Ele é um Deus de ordem. A aparência não revela quem de fato o homem é no coração nem tão pouco uma organização religiosa visto hoje existir uma gama de religiões todas se denominando de Deus, orgulhando-se do que são em si e não no que Deus é.
Eliabe tinha tudo para ser um rei na aparência, altura, inteligência habilidades com as armas de guerra como um bom soldado do exército de Israel. E quem sabe até autoridade com seus amigos, exercia. Mas o coração não estava revestido da comunhão com Deus, era bem organizado com sigo mas não com as coisas de Deus e nem com o próprio Deus. Como dirigir uma nação? 
Se a alma estava em desobediência seria um segundo Saul para Israel e Deus não queria que assim o fosse. Tanto é que escolheu ao Amado,  é o que significa o nome de Davi. O coração de Davi era conhecido de Deus tanto quanto suas ações. Ele não estava entre os soldados de Israel e nem entre os descendentes de Saul. Mas estava no coração de Deus.
Assim são todos aqueles que são desprezados pelos Eliabes julgando-se sábios e usando a própria Escritura sem colocá-la em prática. Vivendo segundo a aparência e de acordo com os seus próprios corações ornamentados de conhecimentos e visões de Deus sem tê-lO como o Senhor de suas almas. Tal como Eliabe eles são desobedientes e críticos não conseguem examinar a si mesmos e sempre se julgam internamente superiores aos demais. Não estão habilitados para ensinar embora ensinem, pois não vivem o que ensinam. Conhecem a Deus como uma pessoa conhece bem matemática, física, química, história, português e assim por diante... a Bíblia para estes é mais uma fonte de informação do que a única regra de fé e prática cristã.
Os Eliabes não estão preocupados com os que afrontam a Igreja e a Deus. E quando alguém se apresenta é logo por eles desqualificado. Por não fazer parte do seu exército organizacional, Sua agremiação, seu clube, seu grupo, sua denominação ou organização religiosa; os Eliabes crescem e dizem: Eu sou a igreja verdadeira! Eles não conseguem ver Cristo nas demais, somente eles e de acordo com seus ensinos, são de Deus.
Cuidado para não serem rejeitados como o foi Eliabe não por Samuel, mas pelo próprio Deus. Quantos homens de Deus são como Samuel dedicados, honrados, íntegros, fieis, sinceros, andam com Deus, vivem com Deus, ouvem a Deus e as vezes tomam decisões erradas. E Deus se apresenta para corrigir o profeta porque ele, o profeta é íntimo de Deus. E Deus só corrige a quem ama a quem ele não ama permanece no seu próprio erro tal como Saul e Eliabe. Cujos corações amaram mais o mundo do que a Deus.
Pena que haja muitos iludidos com a aparência externa vivendo a aparente piedade sem serem verdadeiramente piedosos no coração. É hora primeiramente de nos avaliarmos, pois, o tempo é curto e somos como as folhas secas lançadas ao chão pelo vento é tempo de revermos nossa postura para com Deus e sua Palavra. E de fato sermos autênticos cristãos reprovados pelo mundo, mas aprovados por Deus. É tempo de sermos “os amados” de Deus e não “Deus é pai” idolatrando a nossos atributos pessoais. Deus é Pai não de acordo com o coração de Eliabe, mas segundo a Sua reta justiça e poder.
Muitos estão a procura de uma boa doutrina; que boa doutrina é esta? Que não prova o coração, deixando como está. Que boa doutrina é esta? Que não confronta o seu pecado? Que não revela o seu erro? Que não o leva para uma vida de santidade? Que doutrina boa é esta? Que afasta o homem de seus amigos, de sua comunidade de sua comunhão entre irmãos? Que doutrina boa é esta? Que o eleva acima de seus iguais? Que doutrina boa é esta? Que nos faz viver apenas para os nossos ideias e não para os ideais de Cristo? Não nos preocupemos com a vida de aparência porque todos somos mortais.
Se o cemitério é parque ou não, o interior do sepulcro caixa de cimento ou não lá apodreceremos e seremos comidos pelos nossos próprios vermes que durante a vida convivem conosco esperando o momento de nos devorar. Lá eles nos devorarão e  serão os últimos a morrerem. Então não vale a pena viver de aparências quando estamos a caminho de sermos tragados por bichinhos que ainda não vemos, mas que estão em nós. Eles estão a nos dizer: Porque tanta vaidade se tudo o que você é externamente acabará na sepultura! Não escaparemos aos vermes, mas ressuscitaremos. E então todos nós veremos como de fatos somos e como somente Deus nos via quando vivíamos pela fé ou não. Entraremos na realidade espiritual que antes não tínhamos e que após a ressurreição passaremos a ter e viver. Vivamos segundo o coração de Deus e não segundo o nosso miserável coração.
Por que nos preocuparmos com o lado externo? Se Deus esta a olhar para o nosso coração! Nos examinando os pensamentos e as intenções!?  Sejamos para o  nosso próximo o que somos verdadeiramente para Deus. 
Pr. Haroldo Azevedo

domingo, 27 de dezembro de 2015

Infidelidade conjugal


Quando Cristo transforma verdadeiramente, o casal é fiel até que a morte os separe. Hoje há quem diga: Esta mulher não era a minha; casei com a esposa que era de outro. Agora sim! Estou com a prometida. Carnais, filhos do inferno, filhos do diabo são estes pendentes aos desejos da carne fazendo outras e outros adúlteros para como eles povoarem o inferno. Quem ama a Cristo ama sua esposa, ama seu casamento, o amor não acaba porque a fonte do amor é Cristo e Cristo é Eterno. Se Ele não esteve presente no namoro, no noivado o casamento será um desastre.

Mas mesmo em meio ao desatre Cristo edifica, Cristo liberta, Jesus faz o desastre tornar-se um Jardim e Ele como bom jardineiro não espalha junta para que o jardim possa produzir belas flores. Há maridos que já não olham mais para suas esposas como antes, quando as conheceram, tão belas, tão finas, tão cheias de formosuras, o casamento chegou e os anos vão levando a beleza embora, e ai a esposa já não tem aos olhos dos carnais a mesma beleza.

Os defeitos e falhas são agora vistos pelo homem, e o que antes era maravilhoso agora é insuportável. Que trajedia de carater e de postura de homem que se diz de Deus. Que abandona o lar pela vil concupiscência de seu coração adultero. Pode viver aqui na terra e casar novamente, mas estará iludido pensando que vive quando está morto. A podridão interior pode até não exalar externamente, mas chega as narinas do Deus Santo e Justo que abomina aquele que abandona sua esposa e corre para buscar refugio nos braços de outra que não é sua cisterna e jardim particular. Pode até beber por anos de outra água, mas nunca será água pura e sim amargas.

 A Bíblia diz: "Ele não fez dos dois uma unidade de carne e espírito? E para que essa unidade? Para conseguir uma descendência que seja de Deus. Vigiai vossos impulsos para não serdes infieis à esposa da vossa juventude'. Ml. 2.15 O numero de infieis cresce asustadoramente por que? Porque o pecado não trás dor e sim prazer e neste anestésico apagão vive o infiel e ele mesmo está esquecido de que Deus se ira todo dia. "Os arrogantes não passarão na tua presença; aborreces a todos os que praticam a maldade". Sl. 5.5 E completa dizendo " Deus é um juíz justo, um Deus que expressa sua ira todos os dias. Sl. 7.11.

Não pensa o adultero que ficará impune, sofrerá aqui as dores na carne e enfrentará o justo juízo de Deus, sem misericordia no dia que há de vir. Muitos podem até passar a mão na cabeça do infiel apoiando seu erro e indo contra Deus, mas Deus não passa a mão e sim a espada de justiça. " Mas quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte". Ap. 21.8.

O homem é profissional em dar desculpas, afinal ela nasceu no coração
 de Adão e se perpetua em seus filhos, mas nós não somos filhos de Adão para vivermos segundo Adão, nós pertencemos a Jesus Cristo o espírito vivificante e quem está em Cristo é nova criatura e tem a Sua mente, para levar uma vida sabia debaixo do sol ao lado de sua família e esposa até que a morte os separe.Deus ama o casal, Deus ama a família não destrua com suas mãos o que Deus está a  construir, se você não é capaz de manter o que Deus criou, não case. E seja Feliz solteiro!.
Pr. Haroldo Azevedo

sábado, 26 de dezembro de 2015

Jovem ( E a sua falsa liberdade)


Os desejos da juventude são completamente diferentes dos desejos de Deus. Muitos jovens falam de Deus sem ter um verdadeiro compromisso com Ele. 
A busca natural ainda que precoce pelo namoro tem tirado a muitos do interesse pela vida espiritual. Dizem muitos namorados precoces: Deus nos tem unido.
Mas não oram juntos, não estudam a Bíblia juntos, Não participam das atividades juvenis e de mocidade, não participam das reuniões cristãs nem da Escola Dominical. Estão mais juntos pelos seus interesses do que pelos interesses daquele que lhes dá a Vida.

O relacionamento morno faz com que se distanciem da comunhão com pessoas de suas idades e também do relacionamento com Deus. Deus é servido por eles quando dá, recorrem a Deus quando estão doentes ou em perigo de vida eles imaginam que Deus é um deus debalde.
Esses mesmos jovens adentram ao casamento sem qualquer preparação e estão prontos para um futuro divorcio e a frase comum ditas por muitos destes é : Não vigiei dando mais enfase ao namoro do que a Deus. Agora vou me policiar e arrumar uma mulher ou homem de Deus. Porque aquele primeiro era um filho, filha do diabo.

Não quero aqui generalizar, mas nestes últimos tempos isso tem se tornado comum entre os cristãos. Ao escrever estas poucas palavras não estarei isento de criticas por parte de pombinhos precoces dentro do namoro. Onde estão jovens que amem a Deus como José, Daniel, Ruthe, Ester, Isaías, Jeremias, Oseias, Timóteo, Maria e outros mais servos de Deus que entregaram suas vidas por completo a Deus e no devido tempo Deus os honrou.
A fase da adolescência é uma fase de grandes despertamentos espirituais a melhor fase para conhecer melhor a Deus e se preparar para o futuro. Um relacionamento precoce tira da mente os propósitos naturais bem como os espirituais. A escola fica em segundo plano, a família em terceiro , os amigos em quarto, o trabalho em quinto a igreja e Deus em últimos lugares.

Os pombinhos precoces, criam o seu mundo e também o seu próprio deus "Cupido" este deus é quem dirige os seus corações, pois para ele não há limites no namoro aos poucos o avanço carnal se torna comum e a Inocência é destruída a consciência é marcado pela cauterização. No mundo imaginário deles todos são inimigos, conselhos só do deus do amor, o cupido, que não fala de santidade e sim de libertinagem. O ciume se agasalha de tal maneira a produzir ódio e inimigos. E assim o casal de pombinhos vive servindo a Deus de sua maneira.

Um namoro que não tem por centro a Cristo e sua cruz tem por certo a separação. " Sônia (Nascida em um lar cristão) desde os seus treze anos começou a namorar o rapaz também tinha a sua idade os pais para não ver a filha namorando ocultamente resolveram liberar o namoro. Aos 18 anos eles se separam ela então começou a namorar outro rapaz aos 21 terminaram o namoro houve um terceiro e com este ela noivou tudo preparado para o casamento eles terminaram.
Ela ficou triste com os homens e hoje aos 31 anos é junta com uma mulher" Não quer saber de Cristo muito menos da Igreja culpa a todos pela infelicidade dela. Vejam só , quis servir ao cupido e deixou de servir a Deus uma jovem prudente teria buscado e aguardado no Senhor. Mas como preferiu o seu coração vive hoje nesta situação preso ao pecado e ela diz : Eu sou feliz assim. Põe mil defeitos na igreja como se a igreja tivesse escolhido seus namorados.

Jovem você que escolheu ser obediente ao Senhor, e não esta namorando e sim aguardando o dia especial em que você amadurecerá para este momento concedido por Deus. Continue estudando e servido a Deus integralmente, pois haverá um dia em que devido ao trabalho e família esse período será dividido. Sirva a Deus de todo o seu coração seja o exemplo para os demais e para os mais velhos mostre postura idônea ganhando entre eles o respeito, pois no futuro os amigos, de hoje novos ou velhos serão grandes esteios nas adversidades. Amadureça com equilíbrio examinando as Escrituras e deixando que Ela molde o seu caráter. E só assim terás uma família feliz.

Conselhos Bíblicos para os jovens

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Salmos 119:9
É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem. Lamentações 3:27
Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração
nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar,
até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Eclesiastes 11:9

Jovens Sejam obedientes
Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. 1 Pedro 5:5-6

Deus tem planos para os jovens
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvi­rei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês', declara o Senhor, 'e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei', diz o Senhor.
Jeremias 29:11-14

Lebre-se Jovem do Seu Criador
Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude,
antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos
em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva; quando os guardas da casa tremerem
e os homens fortes caminharem encurvados; quando pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado; Eclesiastes 12:1-3

Pr. Haroldo Azevedo

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Fernão Capelo Gaivota narrado

Cristo está em nosso coração



Antes estavamos sobre a tolerância de Deus e pratricavamos todo tipo de perversidade chamada pecado. Dominados pelo mal caminhavamos sem rumo e sem direção. Nossa vontade era a rainha que reinava e nosso coração escravo apenas obedecia. Mas um dia a graça soberana do Deus vivo alcançou aos que passaram a crer na mensagem celeste. E suas vidas pela graça de Deus foram libertas do poder do pecado.

Agora Cristo está em nós não mais do lado de fora, mas do lado de dentro do homem interior que cresce a cada dia na graça Salvadora. Se Cristo está em nós é mister que sejamos parecidos com Ele a medida em que nos aprofundamos nas Escrituras Sagradas. Nele somos fonte de luz, fonte de água viva, fonte do alimento espiritual que jorra para a Vida Eterna.

Cristo em nosso coração obediente crescerá na medida em que nos relacionamos em amor, e amor agape procedente dEle. Cristo está em nosso coração por isso podemos agir de acordo com sua vontade. O mundo permanece como está porque não o ama e nem o conhece. Mas nós o conhecemos e o amamos porque sua Graça nos foi revelada em Seu Filho Amado.

Como cristãos não podemos parar de crescer o crescimento espiritual é a maneira de percebermos que estamos amadurecendo pelo alimento solido a palavra que nos nutre diariamente. Não pertencemos mais a nós mesmos não há vazio ou casa cheia de entulhos que eramos nós antes da misericordia, hoje somos ocupados pela verdade que ornamenta o nosso coração no poder da compaixão de Deus.

O que hoje somos não se compara com o nosso passado inglório, temos em nós a glória do Senhor que nos separou para a riqueza da sua graça. Dentre bilhões de seres humanos Deus escolheu a nós para fazermos parte de Sua Graça Soberana. Cuidemos em não fazermos dela algo comum para ser pisado pelos incrédulos e inimigos do Evangelho. Que por serem deixados em seus erros, procuram macular o poder do Evangelho. Não esqueçamos que Cristo está em nosso coração poderoso para operar a salvação na vida de quem crêr.

Pr. Haroldo Azevedo

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...