Pregar a cruz não trás glamour nem habilita o pregador a desbravar o Brasil levando o simples evangelho e tendo fama no que faz diante dos homens. A mensagem da cruz confronta o pecado, a realidade do calvário produz vida em quem confia na morte expiatória do filho de Deus.
A cruz não prioriza a vontade humana e nem concede a ela a realização de seus sonhos de consumo, a cruz tem um objetivo firme e um fundamento eterno Jesus Cristo.
A finalidade da cruz é única: solucionar o problema chamado pecado na vida do que crê. Não há visão terrena de crescimento e nem riquezas efémeras que possam dar ao que crê a vida, a paz e a saúde com Deus. Muitos são os ensinos enganosos que iludem as pessoas no caminho da morte, pois tira da mente o alvo maior e eterno, o perdão dos pecados. "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados , pudéssemos viver para a justiça; pelas suas feridas fostes sarados". 1 Pe. 2.24 1Cristo não somente sofreu como o modelo do cristão (vs. 21-23), mas, muito mais importante, como o substituto do cristão. Carregar os pecado era ser punido por eles (cf. Nm. 14.33; Ez. 18.20). Cristo sofreu o castigo e a condenação no lugar dos cristãos, satisfazendo, assim, a Um Deus santo. Essa importante doutrina da expiação substitutiva é a essência do evangelho. A verdadeira expiação, suficiente para os pecados de todo o mundo, foi feita por todos os que haveriam de crer, ou seja os eleitos ( cf. Lv. 16, 17; 23. 27-30; Jo. 3.16; 2 Co. 5.19;1 Tm 2,6; 4.10; Tt. 2.11; Hb.2.9; 1 Jo. 2; 4.9-10).
Se esse evangelho não é ensinado nos púlpitos das Igrejas ele esta sendo tolido, por mensagens segundo o parecer humano. Agradar a carne é a proposta do falso evangelho. Ele nada promete para o futuro tudo o que oferece está no presente, nada pós morte. Tudo fica aqui mesmo, reservado para o dia da condenação eterna.
A cruz molda o caráter do cristão ela dá ao seguidor do verdadeiro Evangelho a luz, o conhecimento da realidade espiritua. Ela nos coloca no seio da perseguição, perseguição que muitos não querem passar, nem enfrentar. "Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Gálatas 6.12". Mas para os eleitos em cristo a alegria está justamente em não se envergonhar da cruz porque dela provem a nossa eterna liberdade. "Mas longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo'. Gálatas 6.14 A cruz é o inicio, meio e fim da jornada celeste se para alguns e escândalo e loucura para poucos é o poder de Deus. Digo poucos por que? Porque muitos são chamados e poucos os escolhidos par usufruírem do perdão dado pelo criador através de seu Filho Unigênito.
O desprezo se espalha pelo mundo quanto a olhar para a cruz, ela não dá suporte para os enganadores e nem se deixa dominar pelos que preferem amar os seus desejos aos desejos de Deus. Os anos se vão e muitos estão enfrentando a eternidade sem olhar para o calvário. Os falsos profetas tem contribuído e muito para que almas não alcancem o objetivo do plano de Deus que é repito o perdão dos pecados. O cristianismo é pautado nesta realidade espiritual e muitos preferem ignorar tanto dentro como fora da igreja os planos feitos por Deus e entregue por cristãos dedicados a cruz. A vida de muitos não tem a marca da cruz o verdadeiro cristão vive a cruz e nada o impede de seguir os planos de Deus em obediência a Sua Palavra.
O efeito da mensagem da cruz está sob a vida dos que confiam na obra redentora do Filho de Deus e andam segundo essa mensagem confiando eternamente no poder de Deus. A cruz separa o cristão do mundo, do pecado, da carne e do Diabo. A cruz é a fonte de vida e nela os que confiam seguem firme para o eterno lar. A cruz de e não o madeiro tem o efeito substitutivo "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados..." Oh! quão majestoso é o nosso Deus que perdoa os pecados dos que a Ele com humildade se aproximam em busca da cura de suas almas. Olhemos para a cruz ela tem efeito eterno na vida dos que confiarem em sua mensagem.
1 - Bíblia de Estudo Macarthur pg. 1733 1Pe. 2.24
Pr. Haroldo Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário