domingo, 3 de janeiro de 2016

   O Ungido de Deus   (Todos os santos são ou é privilégio dos pastores?)



                                               
   Não toqueis nos meus ungidos; não maltrateis os meus profetas  Salmo 105. 15
                                     
"Da mesma maneira que os salmos 103 e 104 são considerados companheiros, assim são os salmos 105 e 106, porque olham para a história de Israel a partir da perspectiva de Deus e então para a superioridade de Israel, respectivamente. Esse salmo possivelmente teve sua origem numa ordem de Davi para Asafe, quando a arca da aliança foi levada pela primeira vez a Jerusalém (2Sam.6.12-19; 1 Cr. 16. 1-7). A passagem do Salmo 105. 1 a 15 repete 1 Cr. 16. 8-22. 
1 - Regozijando-se pelas obras de Deus em favor de Israel Sl 105. 1-3
2 - Relembrando as obras de Deus em favor de Israel Sl. 105. 4-6
3 - Descrevendo a obra de Deus em favor de Israel Sl. 105. 7-45
     a - De Abraão a José Sl. 105, 7-25
     b - De Moisés a Josué Sl. 105. 26 -45"  Bíblia de Estudo Macarthur.

Acima um pequeno resumo da história deste salmo Sobre as maravilhosas obras do Senhor a favor de Israel. Em nossos dias é comum ouvir pastores dizerem ao povo: "Eu sou o  ungido do Senhor!" E o povo acaba assimilando o que é lhes dito nos púlpitos a fora. E não importa como está a vida desse "ungido"  Ele é  o ungido o intocável. O povo muitas vezes observa erros no ministério do pastor e com humildade tenta falar ao ministro, para ajudá-lo na obra; mas logo ouve o jargão de sempre. E assim os anos vão passando sem que o  pastor se de conta de que a obra está declinando, mas sempre ele diz: "Vai um, vem mil". Só que esse mil não reflete no batismo anual; ouve perdas, mas  a vaidade pessoal e o orgulho de ser o "Ungido do Senhor" não permite reconhecer que ele precisa mudar a sua posição administrativa.  Muitos usam essa  passagem Bíblica para justificar a sua unção só que os ungidos aqui é todo o Israel não apenas alguns, mas todo o povo, pois o salmo fala das maravilhosas obras de Deus em favor do Seu povo e não de alguns privilegiados com a unção. Não maltrateis os meu profetas fala dos que conviveram com Davi como  Samuel, Natã e outros do passado tais como Abraão, Isaque, Jacó etc... outra passagem que comumente é usasada pelos "ungidos" é a de David com Saul.

Abisai disse a Davi: "Hoje Deus entregou o seu inimigo nas suas mãos. Agora deixe que eu crave a lança nele até o chão, com um só golpe; não precisarei de outro". 9 Davi, contudo, disse a Abisai: "Não o mate! Quem pode levantar a mão contra o ungido do Senhor e permanecer inocente?
10 Juro pelo nome do Senhor", disse ele, "o Senhor mesmo o matará; ou chegará a sua hora e ele morrerá, ou ele irá para a batalha e perecerá.11 O Senhor me livre de levantar a mão contra o seu ungido. Agora, peguemos a lança e o jarro com água que estão perto da cabeça dele e vamos embora".1 Sam. 26. 9 -11. Saul era o ungido Rei de Israel, mas este ungido não gozava de comunhão com Deus ou seja Davi aguardava que Ele caísse nas mão de Deus em batalha.  O que adianta gozar dessa autoridade e diante de Deus não ser reconhecida? Davi resolveu colocar em seu coração não tocar na vida do rei Saul deixar que Deus o Soberano O fizesse ele estava certo.

Essas passagens Bíblicas são lidas de forma deturpadas muitas vezes o pastor comete erros graves morais e não é repreendido ou disciplinado  e permanece no erro  é ruim para ele mesmo que se morrer hoje irá enfrentar a ira de Deus.  Muitas vezes sua administração não tem transparência por que? Porque é o "ungido de Deus" ( Como se Deus aprovasse seu pecado, agora veja  Deus não livrou a Saul vai livrar o "ungido"?). E  não deve satisfação a ninguém. Na Bíblia não há referência quanto a essa unção outorgada aos pastores, é bonita?  é, mas a Bíblia não chama os pastores de meus ungidos. O novo Testamento diz a respeito dos lideres o seguinte: 1 Timóteo 3:2-7 “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.Tito 1.7 Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.

Atos 13.2 Enquanto serviam, adoravam e jejuavam ao Senhor, o Espírito Santo lhes ordenou: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. 3Diante disso, depois que jejuaram e oraram, lhes impuseram as mãos e os enviaram. Saulo notabiliza-se como Paulo. Após exercer essas qualificações estará aprovado para toda boa obra e não ungido.  O único ungido segundo a Bíblia é Jesus e não há outro entre os homens que possam ter sobre si essa unção.

 "Na fé hebraica do nosso Antigo Testamento só os reis e os sacerdotes eram ungidos de forma muito especial. Temos um rosto, um nome, uma pessoa, um de nós… o Ungido é Jesus.
“André encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o MESSIAS!» é o mesmo que dizer Cristo” Jo 1,41“Disse-lhe a mulher samaritana. «Eu sei que o MESSIAS, que é chamado Cristo, vem. E quando vier, há-de anunciar-nos todas as coisas.»”
Jo 4,25 E vejo por estes duas passagens como é fundamental reconhecer, apontar e seguir aquele que acreditamos ser o Ungido, tal como fez André. Este Ungido é para todos, também para aquela samaritana." Anawim Yeshuah 

Analisamos aqui quem são os ungidos de Deus; todo o povo e não somente alguns. Lideres sem autoridade ou vocação ministerial por medo de perder o seu ministério usam de maneira pueril essa frase de forma  perniciosa. Ela torna-se escudo para os falsos obreiros que a citam sempre que se sentem ameaçados. Se  púlpitos ou a membresia pudessem falar a verdade sobre tais obreiros não ficariam um para contar a história.  É melhor devolver o ministério reconhecendo que não tem vocação, do que ficando nele  ir a caminho do inferno.
Os vocacionados, a palavra já diz são vocacionados homens íntegros, fieis  que em Cristo realizam a obra sem qualquer impedimento. Estes embora bons e amantes da verdade não são ungidos e sim separados para a  obra do Mestre. São homens aprovados para toda boa obra.

"Paremos um pouco.Com isso não quero dizer que não devemos respeitar aos pastores. Muito pelo contrário. Os verdadeiros pastores da Igreja de Cristo merecem nosso respeito. Até porque os verdadeiros não ensinam essas doutrinas, e são humildes em ouvir uma crítica.
Porém, os pastores devem ser respeitados quando estão, de fato, submissos a Palavra de Deus.  Lemos claramente isso lá em 1 Timóteo 5: 19 – 20:
“Não aceites acusação contra um presbítero, se não houver mais duas ou três
testemunhas. Quanto aos que vivem na prática do pecado, repreende-os na
presença de todos, para que os outros, de igual maneira, se encham de temor.”
Os pastores que estiverem vivendo de forma errônea devem ser repreendidos publicamente, para servir de exemplo. Ou seja, a ideia de “não tocar no ungido” não faz o menor sentido". Marco Aurélio Cicco


Que Possamos a cada dia nos examinar para não entrarmos no grupo dos "Ungidos", "Intocáveis" ou "Blindados" Os nomes escritos nos céus são de todos os ungidos para salvação e não para pastores somente. A Unçaõ da cruz é para quem crer e só exerce o ministério quem foi ungido pelo sangue de Jesus. Não há unção especial  ou se é um ministro salvo ou se é um ministro perdido.  Não há meio termo para ninguém Ou somos luz ou trevas ou andamos na verdade ou vivemos na mentira. O ungido repito é somente Jesus, pois Ele tem como dar dons aos homens, os ministro por mais que tenham sido separados, não podem fazê-lo. Somos o que somos ditos pela Bíblia  Éfesios 4.11." E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores". Logo não há privilegiados todos somos ungidos para a salvação em Cristo não para sermos o que fomos chamados ser; ministros ungidos.


Pr. Haroldo Azevedo

Bibliográfias: Bíblia de Estudo Macarthur
                     
 Estudo sobre o Ungido de Anawim Yeshuah
 Estudo sobre não toqueis nos meus ungidos de Marco Aurélio Cicco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...