domingo, 3 de janeiro de 2016

Não ande por sentimentos e sim por fé



O sentimento é enganoso o que se sente hoje muda-se amanhã com a facilidade com que trocamos de roupa. Todo fim de amo e inicio  é comum dentro da comunidade cristã a mudança de lideranças os que estão militando dão lugar a outros e assim cada um tem de Deus a sua oportunidade para liderar pequenos grupos ou missões da Igreja.  E até   ai tudo vai bem; O problema surge quando alguém dentro da liderança resolve deixar-se guiar por sentimentos nós não ouvimos o evangelho por sentimentos e sim pela fé.

O trabalho de Deus não é realizado por sentimentos, emoções  que uma vez aflorados geram problemas diversos na obra; que não é nossa, mais de Deus.  Alguém pode dizer: Eu amo a obra!  Esse amor não é fruto, mas um apego sentimental. Quando é fruto do Espírito ele contagia até os inimigos ex. Jesus Cristo. Paulo Chegou a dizer: Sede meus imitadores como eu .sou de Cristo 1 Cor. 11.1,  isso é fé  não fé comum  pelo contrário são frutos da fé salvadora. O fruto do amor abrange a toda a obra de Deus sendo ela  humilde ou gigantesca o fruto é o mesmo.

O sentimentalista é vulnerável hoje ele está 100% ativo na obra amanhã dada as circunstâncias  0,1%. Tudo porque ele se deixa conduzir por seus sentimentos não permitindo que a temperança que é fruto do Espírito seja o agente que administre sua vida. A Bíblia fala de Demas que sentiu amor por este presente século e abandonou a fé. 2 Tm. 4.10  também revela a ação sentimental da inveja entre os irmãos e Paulo os repreende dizendo: "Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens? Pois dizendo um: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não sois carnais?"  1 Cor. 3. 3 - 4.

Este sentimento é carnal; dar prioridade a uns e negá-la a outros; cuidado para que estes sentimentos não estejam presentes em nosso trabalho para o Senhor.  Muitas vezes há pessoas que se deixam levar por tais sentimentos que chegam a abandonar o trabalho de Deus, em detrimento de uma critica ou de uma ação de sentimentos facciosos. E também por problemas no namoro, noivado ou até no casamento. A obra sofre as consequências terríveis, pois em não havendo temperança sucumbe a vontade de trabalhar para o reino.

 Deus é tão sábio que nos concede a dadiva de frutos para serem exercidos durante a militância em nossa  vida cristã e em sua  Santa Obra. " Mas o fruto do Espírito, é : Amor, Gozo, Paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio,...Gl. 5. 22-23.  Para Deus o amor é um fruto e não um sentimento, que hoje eu sinto e amanhã não, o fruto é fruto hoje amanhã e sempre jamais deixará de ser fruto do Espírito que é produzido na vida do verdadeiro Crente.

 A obra de Deus deve ser realizada dentro dessa expectativa e visão espiritual. Olhemos para Elias , Jeremias, Zacarias, João Batista, Paulo  e outros mais que trambalharam para Deus não de forma sentimental, mas pela fé. O coração de uma pessoa  que está sendo conduzindo de maneira inteligente saberá discernir entre sentimentos e fé. O  capitulo 11 de Hebreus menciona atitudes de fé e não sentimentais.

Que nós em pleno século XXI possamos agir desta mesma maneira. Não olhando para quem realizou ano anterior um melhor ou pior trabalho, mas se colocando no lugar de servo  e servindo como Jesus serviu, pois quem é o avaliador do nosso trabalho é Deus que nos chamou para o santo labor. Cuidado! Os sentimentos apelam para o reconhecimento, e quando eles não vêm a tendência é abandonarmos tudo. Também se revelam em pequenas coisas que nos contrariam e então nos vingamos na obra que nada tem a ver com os nosso sentimentos e emoções. Há! quem até despreze o seu próprio trabalho e não valoriza o dos outros, preferindo ficar no meio do muro como uma opção tola; uma pessoa assim mostra que caminha por sentimentos e não por fé. Os sentimentais são sempre os que se consideram coitados: Coitadinho de mim".  Não se deixe conduzir por este mal que domina o mundo andemos por fé e não por vista. A Palavra de Deus nos aconselha quanto a nossa postura cristã e não nos deixa sem a referida reconpensa. 1 Cor. 15.58. Paulo orando por Filemom dizia: Oro para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimentode todo o bem que em nós há para com Cristo. Fm v6. E somos aconselhados a imitar os herois da fé e não os sentimentalistas leia: Lembrai-vos de vossos guias, que vos falaram a palavra de Deus e, atentando para o exito da sua carreira, imitai-lhes a fé. Hb. 13. 7. Corramos a imitá-los em suas atitudes de confiança a Deus e não nos deixemos conduzir por lideres que preferem os sentimento a fé Cristã.


Significado de Sentimento (Dicionário língua portuguesa)

s.m.  Ação ou efeito de sentir, de perceber através dos sentidos, de ser sensível.

Emoção; capacidade de se deixar impressionar ou se comover por algo ou alguém.

Expressão de afeição, de amizade, de amor, de carinho, de admiração.

Senso ou consciência; conhecimento intuitivo sobre alguma coisa: tinha o sentimento de tarefa realizada.

Modo de se comportar definido pelo afeto: sentimento ufanista.

Entusiasmo; demonstração de vigor, de energia: atuava com sentimento.

Pressentimento; intuição pessoal: tenho um sentimento de que isso vai dar errado!

Tristeza; sensação de pesar; expressão de mágoa.
s.m.pl. Sentimentos. Pêsames; manifestação de pesar, de tristeza: meus sentimentos por sua perda.
Reunião das características ou capacidades morais de um indivíduo.
(Etm. sentir + mento)

Pr. Haroldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...