Diz-se daquele que gosta de criticar; que tem o hábito de dizer mal de alguém ou de alguma coisa; maldizente; criticastro.
O tema de hoje deu-se em função de observações feitas durante essa semana. O cristão não está isento das criticas que muitas vezes vem como avalanche sobre sua vida. E quanto mais avançamos na obra, mais criticados seremos, o critico vai observar defeitos e falhas para argumentar com seus amigos ele não é capaz de ver virtudes ainda que elas estejam lá, para ele o critico, importa ser maldizente.
Ele é um portador de ruins noticias; somente ele vê nele virtude como se ele fosse a fonte do bem e os outros a fonte do mal. " Estava na fila de um banco e uma senhora de aproximadamente 55 anos reclamava da fila e do atendimento bancário, haviam dois caixas servindo a multidão de clientes um para prioridades e o outro atendimento geral. Até ai tudo bem suas criticas eram bem aceitas, pois como ela muitos pensavam , apenas não se manifestavam. Mas em um dado momento um rapaz que estava a frente pegou do amigo que chegará naquele instante alguns documentos. Já que ele estava mais próximo do caixa. A senhora voltou a reclamar e todos calados ficaram com certeza a voz dela era a de todos. Cada papel representava uma pessoa na fila do banco. Em um dado momento chegou uma amiga da distinta senhora creio que muito amada por ela e pediu-lhe um favor; em suas mãos documentos, sorrisos beijos abraços creio ter quebrado o coração daquela simpática senhora e para espanto de todos, ela ficou calada recebeu os documentos de sua amiga após ser atendida saiu com sua amiga da casa bancária. Eu fiquei pensando naquela cena". Assim são os críticos!
Eis um critico, disposto a derrubar uma árvore se preciso for para tirar alguém de seu caminho no entanto tem disposição suficiente para manter a árvore quando alguém mesmo que injustamente faz a sua vontade.
Para o critico a bajulação é o carro chefe dos seus projetos maldosos com a finalidade de destruir a reputação de quem não lhe agrada. E quando o seu projeto não tem o desfecho desejado. Seus lábios difamatórios entram em erupção e sua linguá como larva vulcânica lança suas torpezas para o ferimento fatal. Os críticos estão invisíveis entre nós e visíveis para seus amigos. E ai, basta a lenha seca e o fogo começa a se alastrar e destruir, e quem se aventura jogar aguá para apagar está correndo o risco de ser lançado, como lenha, em suas chamas.
Como obreiros e servos de Deus devemos estar preparados para enfrentar as criticas, que surgem ao longo do nosso ministério. O melhor de tudo é ficar calado, deixar que os críticos nos divulguem ainda que negativamente, pois Deus dos altos céus nos conhece perfeitamente porque estamos fazendo a sua vontade e não a de homens. Deus não fala a ninguém o que Ele quer falar a mim ou a você, ele nos adverte pessoalmente dos erros para que sirvamos de exemplo, mais isto para o verdadeiro crente. Quem não é advertido pelo Senhor estará aguardando o juízo. Ser um critico é estar as portas do inferno prestes a destruição. Sejamos vigilantes olhemos para nós mesmos antes de olharmos para os outros. O que estamos fazendo? Isto agrada a Deus? Deus será exaltado com esta minha atitude? Sua glória será revelada nisto? Seu nome será santificado com está ação voluntária de minha parte?
Quem é alvo de criticas deve manter sempre seu coração no altar da oração é lá que sua reputação é mantida aos olhos do Deus vivo que lhe conhece perfeitamente. Uns instantes de oração não se comparam com a vida de oração de um servo do Senhor que diariamente está presente no altar do seu criador. E o conhece muito bem. Os críticos são instrumentos para fazer a avaliação do nosso coração se está com Deus ou se é igual ao deles. Deus permite que eles existam, mais Ai! De quem pende para este ministério de vituperação, e difamação do seu próprio irmão em Cristo.
Não será visto aqui e nem lá no céu seu nome, ainda que estejam arrolados aos da membresia da igreja local.
Sigamos o exemplo de Cristo para viver e assim nos faremos bem.
Quem conhece bem uma pessoa é Deus, depois os pais, esposa, filhos, amigos, colegas e irmãos em Cristo. Mas puramente é o Senhor quem sonda os corações. E quem é de Deus não entra neste campo venenoso.
Autor. Pr. Haroldo Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário