quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O Piadeiro Arrogante

Uma conversa espalhafatosa e piadas sem sentidos eram ouvidas, no corredor da fabrica, entre os funcionários e outros   colaboradores da mesma, vindos de cidades distantes; o motivo de tal fila era o exame médico anual. Entre uma piada e outra apontaram para um senhor de idade; sorrisos a parte. O senhor educadamente perguntou ao que lhe apontou com os dedos: Você sabe o meu nome? Não! respondeu o "piadeiro". - O meu nome é João representa alguma coisa para você? - Este nome não significa nada para mim! E caiu na gargalhada com os amigos. - João lhe respondeu: Mais para minha pessoa representa muita coisa é o meu nome. Qual o seu nome? Perguntou João serenamente. - O meu nome não lhe interessa moço, disse o "piadeiro", arrogantemente.

Respondeu João: Realmente o seu nome não me interessa a partir de hoje você esta desligado do meu quadro de funcionários. O piadeiro mudou o seu semblante, pois não esperava, a sua arrogância o levou a demissão. 

"O homem será curvado, os grandes serão humilhados, os olhares altivos serão abatidos", Isaías 5:15
"Pois Deus abaixa o altivo e o orgulhoso, mas socorre aquele que abaixa os olhos". Jó 22:29
"Porque o Senhor dos exércitos terá um dia {para exercer punição} contra todo ser orgulhoso e arrogante, e contra todo aquele que se exalta, para abatê-lo", Isaías 2:12
Pr. Haroldo Azevedo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tempos difíceis

                                                     "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis"
, 2 Tm 3.1

Quantas pessoas estão preocupadas com estes dias de violência; difíceis para todos inclusive para os cristãos, há reclamações nas esquinas, as noticias do dia giram em torno do crescimento dos crimes  promovidos pelos amantes dos prazeres que sem pejo eliminam pessoas de bem para satisfação de seus prazeres carnais.
Já é tempo de sairmos as ruas e com destreza alcançarmos vidas infrutíferas para que sejam transformadas em ativos súditos do reino celeste. Há uma promessa para todo o que crê e com alegria confia plenamente no nome do Eterno Deus.
Chega de braços cruzados, chega de modismos, chega de apaziguar a si próprio ou de si ter pena frente as vanguardas da vida. É tempo de refletir e melhorar quando encontrar erros em sua vida. É tempo de se dedicar e não apenas falar de oração, de amor de evangelismo ou estudo bíblicos ou comunhão entre irmãos. É tempo de falarmos uma só língua e não variadas. É tempo de termos um só pensamento e não uma multidão de ideias sem objetivos cristãos.
Pense na seriedade do cristianismo e de como ele é importante em nossas vidas. O tempo negativo reflete por demais nos objetivos vulgares de se não fazer nada em prol do reino de Deus e de sua justiça. Muitos pensam somente em si e não na realidade de que o tempo para se estabelecer a vontade de Deus em nós e em favor dos homens é hoje.
É tempo de sermos agentes evangelizadores homens e mulheres que não tem de que se envergonhar em Cristo. Levante-se e deixe de lado o jargão " Coitadinho de mim" . O tempo é hoje para um exame apurado de nosso relacionamento intimo com o Criador.
Pr. Haroldo Azevedo

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Há Solução para o pecador: Jesus!



Você sabia que existe solução para quem se arrepende de seu pecado? E que o pecado é a transgressão da lei de Deus. Portanto “ Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei“. I João 3.4. Visto que a Bíblia diz que o pecado é a transgressão da lei de Deus. Jesus Cristo foi enviado para redimir a todo aquele que nEle crê. “ Para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. João 3.15. 

O Homem não tem força em si mesmo para abandonar a vida pecaminosa. Por se encontrar morto em seu delito e pecado.” Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”. Ef. 2.9. Somente Cristo mediante o arrependimento do homem para reviver aquele que está morto em seus delitos e pecados. A queda de nossos pais fez com que o pecado entrasse no mundo e por isso a morte passou a todos os homens. O homem nasce em pecado, vive em pecado, morre em pecado, mas não pode entrar no céu em pecado. A salvação é fato consumado no calvário e quem está em pecado, pode se arrepender e receber em seu coração a Vida Eterna em Cristo Jesus.

Você mesmo que está lendo está postagem é um transgressor da lei de Deus , sei como é difícil falar isso, mas não posso me omitir de fazê-lo, pois é a verdade das Escrituras. Ela não muda e jamais sofrerá mudanças a gosto dos seus ouvintes. Todos são pecadores e precisam do salvador Jesus. “ Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Rm 3.23. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam, não há quem faça o bem, não há nem um se quer”. Sl. 14.3. Sabendo você agora da sua situação perante Deus e que há solução para o seu problema o pecado.

 Já não está no tempo de você assumir a responsabilidade e crer em Cristo como seu Único e suficiente salvador? Não queira ser encontrado por Deus em transgressão. Ele não poupará ninguém que esteja vivendo assim no dia de seu regresso.  Ele vem com seus anjos: “Em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder”. 2 Tes. 1.8-9. O Senhor não tem prazer em que você morra eternamente, ( Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. 

Portanto convertei-vos e vivei". Ez. 18. 32), mas que chegue ao conhecimento da verdade e o siga para que você tenha vida e Vida Eterna. Assim como a morte passou a todos os homens a vida veio por intermédio de Jesus Cristo. Portanto há solução para o seu único problema, Cristo. Seja responsável em reconhecer suas transgressões e creia em Cristo Jesus para solucioná-lo, Ele é o único que o pode fazê-lo ninguém mais. 

Ninguém está autorizado por Deus para exercer tal autoridade somente Jesus " E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". Atos 4.12. Seja humilde e reconheça que somente em Cristo Jesus há solução para você transgressor dos seus mandamentos. Não falo assim como quem já tenha alcançado a perfeição, não longe de mim tal pensamento, mas creio que o mesmo Deus que me ofereceu uma oportunidade em Cristo também oferece a você.

Pr. Haroldo Azevedo

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Uma Hora



"Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?", perguntou ele a Pedro". Mateus 26.40

A obra de Deus é regada com oração, tanto nos bons e alegres momentos como nos difíceis e tristes. Se vivermos sem orar estaremos a depender de nós mesmos e o final de tudo é independência e idolatria. Passaremos a confiar em nossas forças e não no poder de Deus. Jesus nos dá um bom exemplo de oração.

Momentos difíceis estavam por vir e Ele orava ao Pai, pois iria  beber do cálice que lhe foi proposto desde a fundação do mundo. Este instante era o meu e o seu, mas Ele tomou para si os nossos pecados. Recebendo em seu corpo a ira de Deus que estava reservada para nós filhos da desobediência " Ele levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que,mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pelas suas feridas fostes sarados" 1 Pe.2.24. Agora, Jesus orava e os seus discípulos foram pegos por ele dormindo.Jesus, então pergunta a Pedro: Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? Estas palavras continuam firmes em nossos dias, muitos não conseguem orar nem por 30 minutos de joelhos no templo. 

A obra está atravessando momentos difíceis mesmo assim muitos não se levantam para orar. Não estão preocupados com suas vidas muito menos,com a do seu próximo e a obra de Deus. Os discípulos não puderam ajudar a Jesus em oração nem mesmo uma hora.Os últimos  instantes de Jesus em oração foram de solidão. Isso nos mostra que não poderemos contar com os amigos em momentos difíceis em nosso ministério e jornada cristã, mas uma coisa é certa nesta hora somente um amigo estará ao nosso lado nos ouvindo, o eterno e bom Deus. Quando estamos a orar não encontramos ninguém para nos acompanhar por que? Porque o ideal do coração de um não é o mesmo do outro e por isso o relaxamento surge junto com o descaso. 

Muitos sentirão dificuldade quando ela os atingir fortemente como um tufão. Assim como veio aos discípulos, mas não tomou Jesus de surpresa. Porque estava orando antes que a situação difícil de cada dia o apanha-se.Jesus olhava para a obra do Pai que estava para ser consumada os discípulos tinham uma outra visão, que não era a visão do pai. Eles logo sentiriam o peso de sua negligência na oração, pois não se prepararam para enfrentar as dificuldades as quais o Seu Mestre passaria. Vigiar uma hora é o que Jesus pede estamos nós vigiando? Quando se trata de reunião de oração o número dos perseverantes são poucos, as variadas desculpas são dadas e a mais comum é o cansaço das atividades do dia. Não há quem possa velar em oração nem por si muito menos pela obra de Deus. Mas quando o lazer, o entretenimento, a boa vida regalada de oportunidades para o descanso chega, não importa o horário muitos se desprendem de seus afazeres para dar asas ao que a vida lhes proporciona de melhor - Descanso.Ah! Quantas almas de homens que entraram nas portas do evangelho agora estão vazias de Deus? O nome cristão é mantido só de aparências nada na essência diz respeito a fé que julgam ter. 

Uma hora para orar, uma hora para buscar a Deus, uma hora para contar-lhes sua história, uma hora para dizer: Deus eu dependo de Ti! Uma hora para chorar aos seus pés expondo seu coração, uma hora para dizer a Deus quão miserável é o nosso coração. Uma hora para pedir a Deus que nos purifique a alma. Uma hora faz a diferença no dia. A Família, os amigos, os irmãos em Cristo a Igreja, os líderes de missões o ministério depende desta uma hora de oração cujo verdadeiro cristão dedica ao Senhor apresentando a causa aquEle que pode resolver.Os discípulos não puderem orar uma hora e nós hoje nos igualaremos a eles ou oraremos uma hora? Daniel orava três vezes ao dia e nós? Se queremos obter sucesso na obra de Deus em nossa Igreja o segredo é a oração caso contrário tudo permanecerá como está. Cuidado para não ouvirmos de Jesus: "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?". Mateus 26.40.
Pr. Haroldo Azevedo

O opressor


Se as paredes da casa falassem quão envergonhados estariam os tais. Que se sentem oprimidos, mas são opressores. Quantos que se dizem obreiros não zelam e nem cuidam de sua família, mas permanecem a frente do trabalho passando a falsa imagem de homem de Deus. Mas a família sabe perfeitamente que o tal não vive o que prega ou ensina. Quantas esposas a chorar? Quantos filhos entristecidos? E quantos filhos a oprimir seus pais não os honrando como deveriam segundo o quinto mandamento? Logo, aqueles se se passam por vitimas em meio a comunidade cristã, são os verdadeiros opressores. Esses criam ou inventam situações justamente para se afastarem da presença dos santos de Deus, pois suas ações são contrárias aos princípios Bíblicos. Quem de fato ama a Deus, não vive a oprimir ninguém, pois assim como Jesus sofreu nós sofreremos pela verdade, agora se pela mentira alguns sofrem, sofrem pelo pecado que os domina e abate. Quem assim age sempre será o coitado e nunca o vilão, afinal o ser vilão fora dos olhos dos amigos e igreja é comum para os tais. Esses são verdadeiramente os opressores sim opressores porque a mente é fértil para imaginar inverdades e destruir o seu próximo e aqueles que lhes estendem as mãos. Pergunte a família quem é o obreiro? Quem é o filho quando encontra-se no lar? Os da casa irão responder e a resposta não será agradável. A Bíblia nos ensina a sermos como um bom construtor "Mateus 7 24 "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha." De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me", declara o Senhor. Jeremias 9:6 Como o texto diz quem oprime e engana se recusa a reconhecer que Deus é o Senhor. Ora se não respeitam a Deus que não veem haverão de honrar os que andam na verdade do Deus que rejeitam? É tempo de se fazer uma real avaliação do coração, para que se possa servir a Deus integralmente, espírito, alma e corpo. sem as maculas provenientes da velha natureza, mas com as virtudes da nova natureza criada em Cristo Jesus. Pr. Haroldo Azevedo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Refinado como o ouro

                                       

                               O cristão é diferente de todos os homens religiosos e não religiosos que ocupam a face da terra. Enquanto os naturais seres correm a trás do ouro o cristão é trabalhado por Deus para ser ouro. Não um ouro comum avaliado pelos seus iguais, mas um ouro refinado pelos sofrimentos e dores que o evangelho de Cristo outorga a quem o seguir. 1 Pedro 4:12 Amados, não vos assusteis com a provação que surge entre vós, como fogo ardente, com o objetivo de provar a vossa fé. Não entendais isso como se algo estranho vos estivesse acontecendo.  O sofrimento é tido pela palavra de Deus como prova, que tem um objetivo testar a vossa fé. O cristianismo nos chama para o sofrimento é a maneira que Deus usa para refinar o coração do cristão e uma vez aprovado achará graça diante dos olhos de Deus. O detalhe é que ninguém pode saber somente Deus. Os olhos humanos tem uma maneira distorcida de ver o sofrimento, principalmente a dor do cristão. 1 Pe. 2.19. Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. 20. Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. 21. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. Jesus o varão aprovado por Deus  é o exemplo para todo verdadeiro cristão sofrer não é fácil, mas é a forma que Deus tem para marcar seus escolhidos. O cristão sofredor  tem uma postura diferente frente as circunstâncias que a vida oferece. O mundo jamais irá imitar alguém que vive no seio do sofrimento o  sofrimento do mundo conduz a morte o sofrimento no cristianismo por incrível que pareça produz vida. Enquanto no mundo o sofrer é inglório, pois quem lá sofre, sofre por causa de suas glórias pessoais  afetadas. Em Cristo quem sofre, sofre pela glória que não é sua e sim de Deus. O cristão sofredor tem a santidade como sua aliada principal refinando mais ainda o seu coração. O cristão verdadeiro é como o ouro depurado, sua pureza se revela nas provações, quanto mais provado mais brilhará. Vale apena ser cristão fundamentado na graça procedente do calvário.

Pr. Haroldo Azevedo

Justificação e não Mérito



Gálatas 3:11: “E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”.

A doutrina da justificação – o núcleo tormentoso da Reforma – era, para Paulo, o âmago do evangelho (Rm 1:17; 3:21-5:21; Gl 2:15-5:1), dando forma à sua mensagem (At 13.38-39) e à sua devoção (2Co 5.13-21; Fp 3.4-14). Ainda que outros escritores do Novo Testamento afirmem a mesma doutrina em substância, os termos com que os Protestante a têm afirmado e defendido, por quase cinco séculos, são tirados essencialmente de Paulo.

Justificação é o ato de Deus pelo qual ele perdoa pecadores e os aceita como justos por causa de Cristo. Por esse ato, Deus endireita permanentemente o anterior relacionamento alienado que os pecadores tinham com ele. Essa sentença justificadora é a concessão por Deus de um status de aceitação de pecadores por causa de Jesus Cristo (2Co 5.21).

O juízo justificador de Deus parece estranho, pois declarar justificados os pecadores parece ser exatamente o tipo de ação injusta praticada por um juiz, que a própria lei de Deus o proíbe (Dt 25.1; Pv 17.15). Contudo, é um julgamento justo, porque sua base é a justiça de Jesus Cristo. Como o ‘último Adão' (1Co 15.45), agindo em nosso favor, como nosso Cabeça representativo, Cristo cumpriu a lei que nos prendia e suportou o castigo que merecíamos pela desobediência à lei e, assim, ‘mereceu' a nossa justificação. Por isso, nossa justificação tem base justa (Rm 3.25-26; 1Jo 1.9), com a justiça de Cristo creditada em nosso favor (Rm 5.18-19).


A decisão justificadora de Deus é, na prática, o julgamento do Último Dia, com relação ao lugar onde devemos estar na eternidade; essa decisão já é trazida para o presente e é pronunciada aqui e agora. É um juízo sobre o nosso destino eterno; Deus nunca voltará atrás, por mais que Satanás possa apelar contra o veredito (Zc 3.1; Rm 8.33-34; Ap 12.10). Estar justificado é estar eternamente seguro (Rm 5.1-5; 8.30).

O meio necessário para a justificação é a fé pessoal em Jesus Cristo como Salvador crucificado e como Senhor ressurreto (Rm 4.23-25; 10.8-13). A fé é necessária porque o fundamento meritório de nossa justificação está totalmente em Cristo. Ao nos entregarmos a Jesus, em fé, ele nos concede seu dom da justiça, de modo que no próprio ato de ‘fechar com Cristo' – como os mais antigos mestres Reformados diziam -, recebemos o perdão e a aceitação divinos, que não podemos encontrar em nenhum outro lugar (Gl 2.15-16; 3.24).

A teologia católica romana histórica inclui a santificação na definição da justificação, considerada como um processo, ao invés de um único evento decisivo, e afirma que, embora a fé contribua para a nossa aceitação diante de Deus, nossas obras de satisfação e mérito devem contribuir também. Os católicos veem o batismo como portador da graça santificadora, que nos justifica primeiramente. Depois, o sacramento da penitência permite que mérito suplementar seja alcançado através das obras, assegurando a justificação se a graça da aceitação inicial por Deus se perder por causa de um pecado mortal.

 Esse mérito suplementar não obriga Deus a ser gracioso, embora seja o contexto normal para recebe-lo. Segundo o conceito católico romano, os fiéis efetuam sua própria salvação com a ajuda da graça que procede de Cristo através do sistema sacramental da Igreja. Os Reformados ressaltaram que esse conceito da salvação solapa o sentido de confiança que só a livre graça pode oferecer àqueles que não têm méritos. Paulo já tinha mostrado que todos os seres humanos, seja qual for o grau de sua piedade, estão sem méritos e necessitam da livre justificação para serem salvos. Uma justificação que precisa ser completada pelo beneficiado não oferece repouso sólido.

Bíblia de Estudo de Genebra

Jesus - A Simples Verdade
Blog. do Pr.Haroldo Azevedo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Alma abatida

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança
e tornam sábios os inexperientes.Salmos 11:5
    A alma abatida sente o peso, o cansaço dos problemas que surgem na jornada cristã, ser fiel a Deus em todos os tempos e épocas não é fácil. Viver corretamente debaixo da égide do santo Evangelho é caminhar em sofrimentos. Eis o motivo da alma encontrar-se abatida e somente a Palavra de Deus tem o poder para revigorá-la. Quantas vidas fieis  ao Senhor não estão enfrentando situações diversas contra sua fé? E quantos dentro da comunidade choram e lamentam a perseguição que passam por permanecerem leais aos princípios eternos de Deus? Quantos não estão sendo desprezados, apenas por preferirem seguir o simples evangelho da cruz, sem os ornamentos da alto ajuda defendidos pelos que julgam ser uma arma poderosa e eficaz na vida cristã? A alma abatida não precisa dos ouvidos profissionais dos psicólogos que apenas ouvem a voz triste, revelando fatos distorcidos aparentes, mas não conseguem visualizar o coração, a mente a alma abatida e os motivos certos que a levaram ao sofrimento. Mas quem conhece a Deus  pode dizer: " Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma".Salmos 94.19.  Somente quem busca em Deus solução  pode despertar para a cura e o revigor  saudável. "Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você! Salmos 116.7. Quem melhor que o Senhor para sarar a alma?  Quem melhor que o Senhor para conhecer o íntimo dos que o servem e vir ao encontro da alma abatida? Ah! Suas palavras são rémedios sarando as feridas  e trazendo saúde a quem clama fervorosamente ao Santo de Israel. Oh! minha alma por que te abates?  Por que tuas faces em lágrimas sem fim permanecem jorrando como fontes?  Olha para cima vê que de lá vem o teu socorro, o teu sustento, a tua força, o teu ânimo, a tua saúde espiritual. Não te deixes dominar pelos sofrimentos, mas neles alegra-te, jubila, canta pois o Teu Deus é contigo como foi com José e com Seu filho Jesus Cristo que sofreu e mostrou serenidade revelada em suas palavras "Pai perdoa porque eles não sabem o que fazem". Ó alma abatida em Cristo não estas desamparada pelo contrário nele tens encontrado refugio e refrigério para poderes dizer como o salmista: "Então a minha alma exultará no Senhor e se regozijará na sua salvação".  Salmos 35:9. "
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei;ele é o meu Salvador e o meu Deus".  Salmos 42:11. Não te desespera ó alma abatida tu não estas só, embora te sintas em solidão apenas tendo como companhia o silêncio. Na realidade quanto conforto há no silente, sim no silente da alma a esperar em Deus o Soberano Criador, quanta sabedoria, quanta santidade e pureza em quem não pode mentir ou errar, por ser Ele Santo! Santo! Santo! ò alma abatida entra no gozo do Teu Senhor, porque os pensamentos dEle não são os teus pensamentos os planos dEle não são os teus planos, por isso te perturbas? Não! não fiques assim Ele tem reservado o melhor para ti um  Tesouro duradouro chamado Jesus Cristo que pelo Espírito Eterno habita em ti. Abra os braços, feche os olhos  sinta o vento como brisa suave e respire fundo, isso! Sinta o quanto Deus te ama que em Cristo te perdoou todos os pecados e nEle  tens sido edificada ó quanto amor, ó quanta paz. Tens entendido o Seu poder, a Sua Graça e Misericórdia? Oh! Glória! A bondade de Deus se estende de geração  em geração e somente os escolhidos podem desfrutar e viver pois para entrar no eterno lar é preciso estar vivo. Alegra-te ó alma abatida e não permitas que teus adversários triunfem sobre ti, eles estão mortos e tu vives! Seja Deus engrandecido enquanto peregrinas em terra estranha. Há um lar, uma nova cidade, um novo corpo, um novo nome a espera dos fieis, oh! minha alma.

Pr. Haroldo Azevedo (Templo Lauro Sodré II

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...