quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O Ungido... O Messias... O Cristo



Na fé hebraica do nosso Antigo Testamento só os reis e os sacerdotes eram ungidos de forma muito especial.
A unção era o ritual, o sinal marcado sobre o eleito por Deus que o nomeava para uma missão.
Para a unção era usado o óleo extraído da azeitona, o azeite.
A oliveira desde sempre foi apreciada por muitos povos, era uma árvore comum na Palestina. É incrível como chega a viver centenas, até milhares de anos.
Depois de prensado o fruto obtém-se um óleo precioso pela riqueza das suas propriedades.

O azeite é usado já pelos povos antigos para iluminar, com as lamparinas e as candeias.
É usado também para tratar das feridas, para aliviar as dores e acelerar a cicatrização.
As grandes propriedades deste óleo são as de Iluminar e de Acalmar as dores das Feridas.

Derramar este óleo como sinal sobre a cabeça de um eleito de Deus, ungir os pés de um importante hóspede ou ungir todo o corpo (por exemplo, dos defuntos) queria significar muito.

Iluminar e Sarar.

Podemos agora começar a entender melhor o alcance que tem a expressão “Ungido”.

Ao longo de toda a nossa História à procura de Luz e Cura quisemos encontrar o rosto de alguém, de um de nós, um líder que fosse capaz de nos iluminar o Caminho em direcção a uma Terra Justa, um lugar onde só a lógica de Deus reinasse.

Quisemos encontrar o rosto de alguém, de um de nós, um líder que fosse capaz de sarar as feridas que vamos umas vezes provocando, outras vezes sofrendo ao longo deste longo caminhar.

É disto que fala o Antigo Testamento… canta de tantas maneiras a procura cheia de esperança de um povo à procura de um rosto dos nossos, com uma missão da parte de Deus, que tivesse a ousadia de apontar o Caminho que sai da opressão de todos os “Egiptos”.

Um líder.

De quem se poderia esperar esta liderança senão de um rei, ou da mediação de algum sacerdote?
Depois de muito caminhar, o povo da esperança, desesperou de tantos reis e mediadores incapazes e infiéis no cumprimento da promessa sonhada, esperada, feita Aliança entre Deus e o Seu povo.

O Ungido de Deus passou a ser um rosto demasiado perfeito para ser possível, aquele que haveria de aparecer um dia, para apontar o caminho em direcção a uma utopia, um mundo demasiado perfeito para ser possível de existir.

Hoje, só as gentes que são “os restos” do mundo “civilizado”, e a grande maioria, é que sabe o que é esperar o impossível, esperar o líder que estabeleça finalmente a justiça.

O mundo que se diz “civilizado” já não precisa de um salvador, porque não sente necessidade de ser salvo, e só consegue colocar a miséria e a pobreza daquele que chamamos Terceiro Mundo, bem longe dos olhos, bem longe do Coração… sem nome e sem rosto e por isso sem compromisso da nossa parte.

Fomos, ao longo da História, fixando-nos demasiado na mão e no “dedo” do Ungido de Deus, de tal maneira que nos esquecemos já de olhar para onde aponta.

Jesus de Nazaré é uma presença estéril, vazia, na nossa vida se não deixarmos que ele aponte para fora dele próprio.

O Caminho rasgado nas entranhas do Tempo não acaba no nazareno, ele aponta e leva-nos com ele se o seguirmos. Este Jesus é o Primeiro, o já nascido no colo do Abba, ele é o Ungido, o Messias, o Cristo de Deus que aponta o Caminho.

A pergunta NUNCA deveria ser:
“Então, vamos lá ver, quem é Jesus?”
Resposta: “Jesus é Cristo, o Filho de Deus”
MAS SIM: “Quem é o Ungido de Deus, o Messias, como é o rosto do Cristo que esperamos, o Líder que nos libertará de toda a opressão, aquele em quem temos esperança que nos mostre o Caminho da Justiça até ao mundo que iremos construir e onde só Deus-Amor pleno reina?”
Resposta: “O Ungido, esse é Jesus, o de Nazaré!”

É esta pergunta certa e fundamental à qual todo o Novo Testamento responde, como se nele ainda se escutasse o eco, o clamor da pergunta que sempre existirá no Coração de cada ser humano. E o Novo Testamento dá-nos uma resposta.
Temos um rosto, um nome, uma pessoa, um de nós… o Ungido é Jesus.

É curioso como são raras, e nada ao acaso, as expressões hebraicas que foram escritas nos Evangelhos (escritos em grego), como por exemplo, Rabi ou Abba.
Embora a expressão grega - CHRISTOS, surja inúmeras vezes ao longo de todo o Novo Testamento, ela aparece traduzida nas nossas bíblias como Messias, e a verdade é que MESSIAS - expressão hebraica, só aparece literalmente duas vezes, no Evangelho segundo João.

“André encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o MESSIAS!» é o mesmo que dizer Cristo”
Jo 1,41

“Disse-lhe a mulher samaritana. «Eu sei que o MESSIAS, que é chamado Cristo, vem. E quando vier, há-de anunciar-nos todas as coisas.»”
Jo 4,25

E vejo por estes duas passagens como é fundamental reconhecer, apontar e seguir aquele que acreditamos ser o Ungido, tal como fez André.
E vejo como isto não é coisa de uns poucos que acham que sabem tudo sobre Deus… este Ungido é para todos, também para aquela samaritana, uma “excluída” do povo “eleito” e “santo”, declaradamente “ignorante” pelos povos “sábios” e “civilizados”… e ainda por cima, uma mulher. O que é certo é que esta mulher fez o mesmo que André, reconheceu, apontou, e seguiu este que acreditou ser o Ungido de Deus.
Sentiram que o Caminho era por ali, era por ele.


E como é esse Caminho? Tem alguma coisa de mágico? É a solução milagrosa para todos os males?
Não.
Este Messias de Deus, este Ungido, este esperado desde sempre é o Crucificado, o Assassinado.
Esse crucificado é que é o Messias de Deus.
Porque é assim que se morre quando não se pactua com qualquer lógica de opressão…
Porque é assim que se morre quando se acredita no sonho da esperança:
É possível começar a construir e a viver agora o Reino Humanizado, Feliz, (A)jus(tado) a Deus-Abba-Amor Pleno.

Postado por: Para minha edificação.

Nova Criação


E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Cor. 5.17
A nova criação começa na mudança de mente tomando uma nova direção a direção do Espírito Santo, que produz na nova criação os seus frutos (Gálatas 5.22). O ponto fundamental para a prática e exercício cristão é a Palavra de Deus. Estar em Cristo é garantia verdadeira de que o cristão é uma nova criação, é um novo homem, é uma nova mulher com novos propósitos, com nova visão em um novo caminho. 

A cidadania desta nova criação também é nova, a cidade é nova e está nova criação passa a ser peregrina na terra. Quando o texto diz que: as coisas antigas já passaram é porque realmente virou passado. Somente a nova criatura pode obedecer e render graças ao Senhor. A regeneração é importante na vida daquele que ouvindo o Evangelho se arrepende, logo somente os regenerados de fato buscam agradar a Deus. 

Pois o que antes não faziam, através da graça agora passaram a fazer - a vontade de Deus. O pensamento tornou-se amplo a vontade particular sucumbiu aos preceitos novos outorgados a nova criação. Tudo é novo até o ar que se respira a vida passou a ter sentido e o cristão passa a saber que o mais importante na vida não é ser feliz é realizar a vontade de Deus em ser santo como Ele é Santo. É bom saber que Jesus não nos escolheu para sermos felizes mas para sermos santos. 

A felicidade não leva ninguém ao céu mas o ser santo sim. A nova criação vive em santidade porque sabe que sem ela ninguém vera o Senhor. A nova criação precisa a cada dia aprender mais de Deus através dos ensinos de Cristo. A nova criação reconhece sua imperfeição e busca na oração, estudo da Bíblia e na comunhão com os santos aprender mais de Deus e de Sua vontade a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.
Pr. Haroldo Azevedo

O Simples Evangelho




O evangelho é simples não há nele complexidade, e por ser singelo os homens não o entendem, pois estão preocupados em mostrar-se sábios perante os seus semelhantes. Eis porque o numero de entendidos crescem, a ponto de dizerem: Não! A Palavra de Deus. Dizem eles: "Queremos conhecer tudo que engloba o homem, o nosso planeta e o universo, isso sim é fonte de sabedoria. Quanto a Bíblia é um livro histórico que fala do Deus histórico de Israel. 

Nada temos com ele é mais um deus em meio a tantos outros como nós". Os homens estão correndo ladeira a baixo iludidos e fascinados com tudo o que realizam para agradar seu próprio ego. É vergonha para eles o evangelho, pois o mesmo anuncia, o sofrimento de Jesus, a sua cruz, a sua morte, a sua ressurreição e ascensão. Dizem eles: " A vida de Jesus é mais Uma boa história de ficção para o cinema e que já está ultrapassada". Os ardis dos críticos sábios segundo o mundo multiplicam-se a cada dia e a simplicidade do evangelho não tem vez entre eles, pois se manifesta inglória para eles que amam tanto a si mesmos. 

Lembro-me de alguém muito especial que inspirado pelo Espírito Santo disse: Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;( Rm.1.24). A simplicidade que eles abominam gera vida para todo aquele que em Cristo crê, pois se eles desprezam a Cruz e a palavra profética a ela ligada o cristão a ama com o amor Bíblico, sem mistura humanista afinal foi este amor Bíblico de Deus que nos alcançou em Cristo quando nEle cremos.

 Um amor que não muda o caráter de Deus, mas está unido a Sua Soberania. É este evangelho quer eles queiram ou não que trás em seu bojo salvação tanto para Judeus como para gentios "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; Rm 1:17.

A simplicidade de Deus não é como a simplicidade humana ela é perfeita, e molda todo cristão para o exercício de sua fé em Cristo. Ele o cristão não se faz simples ele simplesmente prática o que de Deus ele ouve porque Deus é simples. E a sua simplicidade causa transtorno para os homens incrédulos de coração. Ele sendo Deus da exemplo para toda sua criação da simplicidade a Ele inerente e transmitida em Seu evangelho da Graça em Cristo Jesus Seu Filho Amado. Ainda que isso seja loucura para os homens, " Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus". 1 Cor. 1. 18. Ainda que suas palavras "simples" sejam deixadas para segundo plano na mente humana.

Assim é o evangelho verdadeiro sem aparato humano para o dirigir. É fato notório entre os que se dizem cristãos e não são. A ornamentação ideológica aprovada para ajudar o evangelho na sua simplicidade, pois dizem certos oradores que a salvação precisa do apoio humano. Meros anunciadores de perdição eterna gerando filhos abortivos. Fiquemos com a simplicidade gerada de Deus a todo o que nEle crê. Analisando segundo Deus os que anunciam este evangelho.

Autor Pr. Haroldo Azevedo 

A Igreja perfeita onde achar?


Hoje o número de inconformados se multiplicam na igreja local. Homens e mulheres a procura de uma Igreja perfeita. Antes do evangelho lhes alcançar viviam segundo o curso deste mundo realizando os desejos de seus corações entregues as suas próprias paixões.  Rm. 1.24.
E agora que provaram do amor de Deus nosso Pai e "cresceram" em "conhecimento" “amadureceram” eles estão em busca de uma igreja perfeita. E o que antes era motivo de alegria e de comunhão entre os irmãos, não é mais. As virtudes são colocadas de lado e as falhas apareceram ante seus olhos imperfeitos. E o telhado ou a grama do vizinho passou a ser o desejo o exemplo, anelado e seguido e não a Cristo.
No entanto como estão, nada fazem pelo seu crescimento espiritual: não participam das reuniões de oração, dos cultos, do evangelismo, visitas, atividades normais para um cristão saudável e dos cultos de ensino. Muitos reclamam sem examinar a si mesmos, os outros têm defeitos menos eles, há uma música mundana que diz o seguinte “ Sei que minhas qualidades cobrem meus defeitos .....” É assim que muitos se sentem por não fazerem uma análise de si mesmos.
Sempre olhando para as suas qualidades como um troféu à ser mostrado para os amigos. E no a fã deste pensamento vão em busca de uma igreja perfeita a semelhança deles e não de Cristo. Não conseguem conceber que eles são membros frágeis tal como os demais. Alguém pode dizer: se aqui não melhorar vou mudar de igreja! Que imaginação natural, não consegue olhar para si e ver o milagre de Deus e nem contempla em seus irmãos o mesmo. Se os olhos foram fechados Deus não os fechou, pois, o evangelho abre os olhos para as verdades celestiais e não o fecha.
J.C RYLE disse: “Sentimo-nos tentados a abandonar uma igreja evangélica por outra, porque vemos que muitos dos seus membros não são convertidos? Se for este o caso, lembremo-nos desta parábola (Trigo e Joio) e tenhamos muito cuidado com nossa atitude. De modo nenhum encontraremos uma igreja perfeita. Poderíamos passar a vida inteira migrando de uma igreja para outra, sofrendo perene desapontamento. Não importa aonde formos, ou a igreja que frequentamos, sempre encontraremos o joio”.
O verdadeiro cristão deve olhar para Cristo e moldar sua vida em Cristo, a igreja de Deus local com todos os seus defeitos ainda é melhor que a cidade chamada mundo de onde nós viemos. Pular de um lado para outro não aprimorará nem amadurecerá ninguém quem assim age ainda está com os pensamentos do mundo só mudou de roupa e não o coração. Há quem diga: a doutrina daquela outra igreja é melhor! Mas na sua igreja nunca se dedicou a aprender, nunca levou a sério seu relacionamento com a Bíblia, será que em outra vai haver mudanças, quem sabe no início! Porém quando entrar a rotina, a alma voltará à estaca zero e aí chegou a hora de mudanças não internas, mas externas (outra igreja) que pena!
Conheci um rapaz na década de oitenta que segundo ele; frequentou todas as igrejas da época e não gostou de nenhuma, 1 ano numa, 3 anos noutra, 1 ano em mais uma... em fim, em 1989 ele estava no espiritismo onde segundo ele se achou. Os perfeitos querem uma igreja perfeita mas digo a eles que nesta vida não acharão. O pior pensamento humano é este: "Nunca olha-se mau, vê-se sempre bom". é com este pensamento que muitos ingressam no caminho, mas não querem no caminho se enquadrar. Bom? só Deus!
Pr. Haroldo Azevedo

Alegria da Salvação

                                                 







A Tua Graça alcançou a mim                                                      
Vivo hoje para te servir

“Os meus dias não são meus”
Hoje eu sei são todos Teus
E neles, por Ti eu posso viver.
Na Tua misericórdia estou
Antes não conhecia o Amor
Vivia somente para pecar
E contra o Evangelho, sim lutar

Mas em Cristo nova criatura - sou.
A mensagem da Cruz eu entendi
Morreste por quem crê em TI
O incrédulo não tem lugar
Para crer e se alimentar
Das virtudes que nos esperam no novo lar.
A Tua compaixão me cercou
De filho da ira a filho do amor
Quando em meu coração
O arrependimento, veio em mãos
Gerando em mim, o Teu perdão.
Se penso hoje alcançar Sião
É por Teu Espírito habitar meu Coração
Cada dia vai passando
E mais próximo vou ficando
Da bela prometida Salvação.

Pr. Haroldo Azevedo
02062015366803-7h2117

Onde está?


Onde estão os joelhos que se dobram?
Onde está o servo que procura a Deus?
Onde está o santo que trabalha?
Para viver em comunhão com os seus!
Onde está o lugar que o crente ora?
Onde estão os ouvidos a escutar?
Onde está a terra que se adora?
Onde está a alegria do novo lar?
Onde está a certeza do ensino?
Onde está a razão de aprender?
Onde está a pratica em mudanças?
Onde estão o crepúsculo e o amanhecer?
Onde está a antiga vereda?
Onde está a paisagem de então?
Onde está a canção que se ouvia?
No inicio da conversão.
Onde está a infância vivida?
Na inocência de um pueril lidar!?
Onde estão os braços que levantam?
O que sem forças não pode andar?
Onde estão os amigos de outrora?
Que cresceram e pelo mundo se foram?
Cada qual com uma ideia!
A dizer: O tempo é ouro!
Onde estão os arautos?
Sentinelas sempre fieis!
Que não se esquecem do trabalho
E terão por fim laureis!
Haroldo Azevedo

sábado, 10 de setembro de 2016

A Missão ( Calma )


O trabalho do reino é árduo, quem de fora vê acredita que é fácil e faz suas críticas sem medir esforços. 

Um dia observando o trabalho de um pedreiro percebi a facilidade com que ele batia massa, a enxada em suas mãos parecia uma pena, leve. Disse a ele: Posso lhe ajudar? Ele prontamente me passou a enxada quando comecei a trabalhar senti o peso da massa nos braços , mas continuei para não desistir de inicio, olhei para ele e disse: Amado, como são as coisas; a enxada em suas mãos parece leve, mas pesa muito. Ele olhou para mim sorriu e disse: São os anos de experiência.


A liderança não é diferente os anos se encarregam de amadurecer quem está a frente de uma missão. E quem está de fora vê leveza e chega a dizer: Se fosse eu faria assim e assim. Mas quando lhe é passado a responsabilidade muitos no caminho desistem ou levam a missão até o fim, mas com deficiência ( No popular levando com a barriga), é somente ai que eles percebem como é difícil liderar grupos de Crianças, adolescentes, jovens, senhora, EBD etc...

 Há peso que somente o Espírito Santo pode ajudar tornando leve a carga. Sem Jesus nada se pode fazer e quem está de fora da missão não entende que o trabalho tem seus percalços. Você que é líder e tem pensado em desistir por causa do pensamento dos outros e não consegue ver o quanto Deus tem investido em você e como ele te chamou quando você mesmo não acreditava em você. 

Deus não enganou você a obra dEle tem espinhos, sofrimentos, lagrimas, dores, tristezas ele não chamou você para ser feliz no seu trabalho a Ele, e sim para ser santo. Não largue a mão da enxada segure firme ela está mais leve hoje do que ontem você ainda não percebeu? Deus não tem prazer naqueles que recuam e você não faz parte deste grupo. Oração, leitura Bíblica, comunhão com os santos são ingredientes poderosos para a manutenção de quem tem uma missão a cumprir.

Pr. Haroldo Azevedo

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...