A beira do caminho estava uma ovelha perdida da casa de Israel. A multidão, e os discípulos acompanhavam o Mestre. Essa ovelha pôs-se a clamar: Filho de Davi, tem compaixão de mim. A ovelha que clamava bem alto por compaixão estava cega; não podia ver a verdade, o caminho, a vida o verbo de Deus entre os homens. E por isso suplicava: Filho de Davi tem compaixão de mim. Sua voz quebrava o silêncio e calmaria.
Não era uma expressão qualquer. Esta ovelha estava em desespero; há muito tempo com o grito prendido no peito e agora precisava soltar, e este era o momento certo e ninguém poderia impedir mesmo sofrendo repreensão " E muitos o repreendiam, para que se calasse..." Mc. 10. 48a.
Porém essa ovelha clamou mais alto, a repreensão soou como palavras de ânimo em seus ouvidos e então gritou: FILHO DE DAVI TEM MISERICÓRDIA DE MIM! Que ovelha perdida é essa? Que clama pelo pastor como que dizendo: Filho de Davi eu estou aqui! Essa ovelha perdida estava cega, mas não muda, nem surda, nem deficiente dos demais membros de seu corpo.
Por isso os usava para chamar a atenção de quem o poderia ajudar. Você pode estar como essa ovelha perdida, mas assim como ela, você pode usar os seus membros ativos e gritar como ela gritou no seio da multidão. Talvez você esteja parado a beira do caminho dos diversos problemas que sobrevém aos seres humanos. Ou talvez assim como o cego; esteja você cego para as verdades de Deus em Cristo Jesus. E agora como a ovelha perdida você pode clamar: Filho de Davi eu estou aqui ! Eu não quero viver perdido quero ser achado por ti. Não importa o que a multidão dirá, faça como a ovelha fez.
Clame mais alto: FILHO DE DAVI EU ESTOU AQUI !. E assim como Jesus parou à ouvir essa ovelha, também o fará a ti. Ele te indagará: Que queres que eu te faça? Assim como o cego, não duvide diga: Mestre que eu torne a ver! Mestre que eu seja resgatado por ti ! Você pode estar a beira do caminho, mas estar a beira do caminho no momento em que o Mestre vai passar é sinal de transformação é sinal de mudanças é sinal de nova vida, nova filiação, novo nascimento, nova visão e um novo nome escrito no céu.
Muitos poderão dizer: Continue perdido! continue perdido! Mas o Mestre ecoará sua voz dizendo: CHAMAI-O ! Você estava perdido, mas agora te achei! Tu és meu, vai e não peques mais. Ouvi a tua voz diferente, no meio da multidão voz que suplica, voz de quem quer um milagre, voz de quem quer ser encontrado, voz de arrependimento e que pede perdão, voz que reconhece ser um pecador. E Jesus está vindo ao teu encontro - alegra-te e tem bom animo. E assim como a ovelha perdida da casa de Israel pode ver e seguir a Jesus; faça você também siga ao Mestre estrada a fora.
Haroldo Azevedo