Primeiramente o que não é ser pastor.
A Bíblia diz que o pastor antes de o ser, deve governar bem a sua casa e depois administrar bem a casa de Deus. Nos dias atuais muitos trabalham para chegar ao pastorado e quando lá chegam acabou-se a chama e o zelo e o pior de tudo é que se sentem humilhados quando devidamente cobrados para dar os resultados de sua vocação que seria natural e agora é peso. Como aceitar um pastor que durante sua vida ministerial não consegue batizar um novo convertido porque não há neófitos em sua igreja, classe dominical em expansão, quando não há alunos muito menos dedicação, fervor em prol das ovelhas que ele prometeu amar e alimentar. O que é ser pastor quando não há visitas a fazer, evangelismo a realizar oração em comunidade a participar, O que é ser pastor? É impedir a ação de membros ativos que amam a obra e ao Senhor dela, por se sentir ameaçado pelas atividades cujos resultados ele não consegue produzir, mas seus liderados sim.? O que é ser pastor? É ferir as ovelhas chamando-as de rebeldes e espalhando o povo afirmando que quem não reza em sua castilha não é dos seus? E assim os resultados não aparecem porque este pastor não está lutando contra o diabo e sim contra as ovelhas que não pertencem a ele mais a Cristo. Este é o falso pastor com a Bíblia na mão sem ter sido vocacionado para obra. É semelhante ao homem que compra um carro coloca-o em sua garagem, porém não esta habilitado para dirigir, mesmo assim se considera habilitado, poe em risco a vida dele, de sua família e de seu próximo. Muitos nesta geração vivem famintos das Eternas Palavras da Vida, mesmo tendo o pão não se alimentam, poque muitos mordomos (Pastores) não querem servir o alimento comprado pelo dono da obra e sim o seu próprio e a seu gosto pessoal. Pena, pode até suprir temporariamente a fome de alguns, mas não tem garantia eterna.
Ser pastor:
é amar como Cristo amou,
é sofrer como Cristo sofreu,
é andar como Cristo andou,
é ensinar como Cristo ensinou,
é trabalhar como Cristo trabalhou,
é apascentar como Cristo apascentou,
é edificar como Cristo edificou,
é orar como Cristo orou
é respeitar como Cristo respeitou
é disciplinar como Cristo disciplinou
é chorar como Cristo chorou
é morrer como Cristo morreu,
é viver como Cristo viveu
é obedecer como Cristo obedeceu
é esperar como Cristo esperou
é ressuscitar como Cristo ressuscitou,
é pastorear como Cristo pastoreou.
Ser pastor é a honra, mais excelente que um mortal transformado pode exercer para agradar a Deus, nos cuidados de suas ovelhas.
de um mortal para mortais,
de um imperfeito para imperfeitos,
de um fraco para fracos,
de uma ovelha para ovelhas
da quele que tem o amor de Cristo,
para os que recebem deste amor.
Ser pastor é amar, educar, sofrer e morrer pelas ovelhas que estão sob sua responsabilidade temporariamente. Como quem há prestar contas um dia de sua administração a Deus que verdadeiramente o chamou. Quem nunca foi chamado jamais prestará contas, Já está condenado!
Pr. Haroldo Azevedo