sábado, 23 de abril de 2016

Comer o Melhor Desta Terra?

Caviar

Se quiserdes e ouvirdes, comereis o melhor desta terra . Isaías 1.19.
há entre nós mensageiros anunciando: Deus prometeu que iremos comer o melhor desta terra! O que este texto quer dizer para seus ouvintes da época? O profeta oferece aos seus leitores a mesma oportunidade de escolha que o Senhor deu a Moisés em Dt. 28: a escolha entre a benção e a maldição. eles deveriam escolher o arrependimento e a obediência e, assim, alcançar os benefícios que a terra prometida poderiam lhes dá; ou recusá-los e se tornarem vitimas da opressão das outras nações. 

Para acentuar a diferença entre ambos, o Senhor usa a mesma palavra para descrever  os destinos possíveis. Por um lado, eles poderão comer dos frutos da terra prometida; de outro, eles poderão ser devorados pelo poder dos povos que ali habitavam. Está é a simples e verdadeira razão do profeta escrever tais palavras. As Escrituras não ensinam que por servirmos a Deus devemos comer o melhor desta terra. Jesus disse: "Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".  Mt. 4. 4. O apóstolo são Paulo é um entrave  na vida dos mensageiros da prosperidade ele diz:  "Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância,  Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.  Tudo posso naquele que me fortalece. Paulo servia a Deus e não comeu o melhor desta terra como cristão".  Fp. 4. 11 - 13. 

Ele estava Contente. O termo grego significa " ser autossuficiente" ou " estar satisfeito" . É a mesma palavra traduzida por "suficiência" em 2 Cor. 9.8 . Indica independência de qualquer necessidade de ajuda. Lc. 3.14; 1Ts. 4.12; 1 Tm. 6.6,8; hb. 13.5. Paulo sabia como passar com recursos modestos ( comida, vestimenta, necessidades diárias), bem como viver em "abundância". A palavra grega traduzida por "fartura" era usada para alimentação e engorda dos animais. Paulo sabia como estar contente tanto quando tinha muito para comer quanto quando em privado do suficiente para comer. Paulo usa um verbo grego que significa "ser forte" ou "ter força" At. 19.16,20; tg. 5.16. Ele tinha força para suportar "todas as coisas" Fp. 4.11,12, incluindo a dificuldade e a prosperidade no mundo material. 

Os mensageiros da prosperidade esquecem que Paulo nem carruagem tinha, muito menos um bom cavalo para suas viagens em terra e que trabalhava com suas próprias mãos até para sustentar obreiros que lhe auxiliavam na obra. Estes enchem os púlpitos de ilusórias mensagens e o povo se anima crendo que Deus assim o fará com eles e quem não concorda com tais ensinos são chamados de incrédulos sem fé  e opositores; bem se for assim, não apenas eu e muitos, mas até o apóstolo Paulo faz parte deste grupo seleto de marginalizados por tais mensageiros. Concluo este artigo com as palavras de John Piper "Se o amor de Deus para seus filhos é medido por nossa saúde, riqueza e conforto nesta vida, Deus odiou o apóstolo Paulo."

Pr. Haroldo Azevedo

segunda-feira, 11 de abril de 2016

A mulher levada a morte, encontrou a vida.

João 8. 1-11
Após a oração da noite um Pastor, pela madrugada saiu para ir ao templo, com a finalidade de ensinar. Naquela mesma noite já altas horas um grupo de amigos reunidos planejavam uma maneira de destruir o Pastor. Uma ideia surgiu e enviaram um de entre eles para passar a madrugada com uma mulher que seria feita adultera por causa dele que era casado. O plano deu certo agora era só ir ao templo onde o Pastor se encontrava. 


Ele estava ensinando quando de repente gritos interromperam a sua ministração. PASTOR está mulher foi flagrada em adultério. Moisés na lei nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu que dizes? Mas o Pastor, inclinando-se, começou a escrever no chão, com o dedo. Os alunos e o grupo esperavam uma resposta do Pastor. Como insistissem (no caso o grupo) em perguntar, o Pastor ergueu-se e disse: Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra. Como atirar a primeira pedra se todos estavam na mesma situação que a mulher em escravidão, sem liberdade, servindo ao pecado. 

A primeira pedra não pode ser atirada nem tão pouco recolhida do chão. Ouvindo isso, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos. Eles haviam iniciado o plano e agora decepcionados saíram da presença do Pastor. O Pastor ficou sozinho com a mulher que estava no meio em pé. Ele levantou-se e disse: Mulher onde estão eles? Ninguém te condenou? Ela respondeu: Ninguém Senhor! O Pastor lhe disse: Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais. 

Em algum momento em nossa vida isto aconteceu, o inimigo de nossas almas sabendo de nossas transgressões, levou-nos a presença do Pastor, para testa-lo, ridicularizá-lo e acusa-lo. Mas sabiamente Ele solucionou o problema quando viu em nós um coração arrependido. Tal qual viu na mulher. Como é horrível estar sendo conduzido à morte por pessoas que também estão a transgredir os princípios divinos a lei de Deus. O diabo está condenado a morte eterna, mesmo assim consegue apontar os erros de quem ele inspira a pecar, por ser ele o pai da mentira. 

O grupo levou a mulher para a morte os momentos  até chegarem ao Pastor foram de grande aflição sua vida estava por um fio, mas ao invés da morte eles  estavam conduzindo a mulher a vida. Ela seria justificada de seus pecados enquanto o grupo permaneceria nos seus próprios erros pela incredulidade. E o pastor nada poderia fazer por eles. O inimigo de nossas almas faz a mesma coisa quando leva alguém para ser condenado,  o pastor vê arrependimento e perdoa e a alma é salva para a Glória de Deus. Assim como aquela mulher sejamos nós, vamos! E não pequemos mais. 


Pr. Haroldo Azevedo

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...