Se quiserdes e ouvirdes, comereis o melhor desta terra . Isaías 1.19.
há entre nós mensageiros anunciando: Deus prometeu que iremos comer o melhor desta terra! O que este texto quer dizer para seus ouvintes da época? O profeta oferece aos seus leitores a mesma oportunidade de escolha que o Senhor deu a Moisés em Dt. 28: a escolha entre a benção e a maldição. eles deveriam escolher o arrependimento e a obediência e, assim, alcançar os benefícios que a terra prometida poderiam lhes dá; ou recusá-los e se tornarem vitimas da opressão das outras nações.
Para acentuar a diferença entre ambos, o Senhor usa a mesma palavra para descrever os destinos possíveis. Por um lado, eles poderão comer dos frutos da terra prometida; de outro, eles poderão ser devorados pelo poder dos povos que ali habitavam. Está é a simples e verdadeira razão do profeta escrever tais palavras. As Escrituras não ensinam que por servirmos a Deus devemos comer o melhor desta terra. Jesus disse: "Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". Mt. 4. 4. O apóstolo são Paulo é um entrave na vida dos mensageiros da prosperidade ele diz: "Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância, Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Paulo servia a Deus e não comeu o melhor desta terra como cristão". Fp. 4. 11 - 13.
Ele estava Contente. O termo grego significa " ser autossuficiente" ou " estar satisfeito" . É a mesma palavra traduzida por "suficiência" em 2 Cor. 9.8 . Indica independência de qualquer necessidade de ajuda. Lc. 3.14; 1Ts. 4.12; 1 Tm. 6.6,8; hb. 13.5. Paulo sabia como passar com recursos modestos ( comida, vestimenta, necessidades diárias), bem como viver em "abundância". A palavra grega traduzida por "fartura" era usada para alimentação e engorda dos animais. Paulo sabia como estar contente tanto quando tinha muito para comer quanto quando em privado do suficiente para comer. Paulo usa um verbo grego que significa "ser forte" ou "ter força" At. 19.16,20; tg. 5.16. Ele tinha força para suportar "todas as coisas" Fp. 4.11,12, incluindo a dificuldade e a prosperidade no mundo material.
Os mensageiros da prosperidade esquecem que Paulo nem carruagem tinha, muito menos um bom cavalo para suas viagens em terra e que trabalhava com suas próprias mãos até para sustentar obreiros que lhe auxiliavam na obra. Estes enchem os púlpitos de ilusórias mensagens e o povo se anima crendo que Deus assim o fará com eles e quem não concorda com tais ensinos são chamados de incrédulos sem fé e opositores; bem se for assim, não apenas eu e muitos, mas até o apóstolo Paulo faz parte deste grupo seleto de marginalizados por tais mensageiros. Concluo este artigo com as palavras de John Piper "Se o amor de Deus para seus filhos é medido por nossa saúde, riqueza e conforto nesta vida, Deus odiou o apóstolo Paulo."
Pr. Haroldo Azevedo