segunda-feira, 14 de março de 2016

Santidade


É fácil ser santo exteriormente, ter suas vestes distintas e usá-las de acordo com os padrões estabelecidos pelas denominações cristãs. O mais difícil é manter puro o coração e trajá-lo com as vestes da verdadeira santidade. A falsa santidade se preocupa apenas com a vista e não com os frutos que dela fazem parte.

O caráter nestas circunstâncias jamais é incentivado a andar com as vestes de santidade o corpo pode estar dentro das normas de trajes bonitos, mas o caráter completamente despido da verdadeira santidade. Quem vive a santidade a vive não para ser juiz de quem quer que seja, mas para se examinar e como servo andar segundo a vontade de Deus. 

Aqui muitos pagam com a boca o que julgam tanto defender. Tudo porque vivem de aparência e não pela fé. Enquanto a Bíblia revela a questão caráter muitos se apegam aos usos exteriores esquecendo a vaidade pessoal interna. Estes amam a superficialidade enquanto a profundeza de suas almas estão em podridão. 

Não seja menino dando outra direção no que aqui escrevo. Um certo "obreiro" que dá tanta ênfase a estes usos um dia em um coletivo da cidade recebeu um troco a mais do cobrador e fez a seguinte declaração sorrindo : Quem manda ser otário! E ficou com o troco. Vangloriando-se com amigos da mesma igreja que sorriam. 

Onde está aqui vida de santidade, traje de pureza e vestes de justiça? Quem vive a verdadeira santidade a vive para si sendo exemplo e não acusador. E este exemplo não trás hipocrisia e sim piedade. J C Ryle em seu livro do século 19 Santidade diz: Um homem santo seguirá a mansidão, a longanimidade, a gentileza, a paciência, a brandura, o controle sobre a própria língua. 

Haverá de tolerar muito abuso, de exercer clemência, de deixar passar muita coisa e de ser tardio no falar em defesa dos seus próprios direitos. Vemos um brilhante Exemplo disso no comportamento de Davi, quando Simei o amaldiçoou; ou, no exemplo de Moisés quando Arão e Miriam falaram contra ele 2 Sm 16.20; Nm 12.3)". 

A verdadeira santidade é a operação habitual de um novo principio celestial que atua no intimo, influenciando toda a conduta diária de uma pessoa, tanto nas grandes quanto nas pequenas coisas. Por fim digo: Vivamos a verdadeira santidade . A santificação (Santidade), sem a qual ninguém verá o Senhor. Hb. 12. 14


Pr. Haroldo Azevedo

segunda-feira, 7 de março de 2016

        A vida piedosa



                              Hebreus 5.7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade. 

                     
                              A pratica da piedade deveria fazer parte da vida de muitos cristãos, no entanto poucos são os que  a exercitam com a pureza oriunda do genuíno evangelho. A piedade está vinculada a santidade uma atitude nobre de uma vida transformada pelo poder de Deus. Muitos em nossos dias perderam a direção para o exercício da fé salvadora e enveredaram por caminhos da falsa piedade e santidade, elas dão a direção para uma vida de aparências e nada mais. E com isso os iludidos se envolvem sem se darem conta do mal que os cercou e dominou. Arrancá-los do erro feito verdade é impossível somente o calvário com sua força eficaz o pode fazer, pois nele a graça se revela a quem deseja perdão. A piedade é colocada em pratica por aqueles que mantiveram o olhar fixos na cruz. E suas vidas revelam em atitudes novas o que Cristo lhes fez. A oração, a leitura bíblica a comunhão com os santos, ações integras e benignas de quem vive a Cristo e este crucificado. São essas as praticas comuns de vida de  quem vive o verdadeiro evangelho. Hoje é o dia para se fazer pequenas porém honrosas avaliações quanto a pratica da piedade em nosso viver diário. "Um certo irmão em suas conversas sempre falava de sua vida de oração, e de como pela madrugada orava buscando orientações para o dia seguinte as pregações  que fazia. Um dia um pequeno grupo de irmãos foram até sua casa, pois queriam ser como o pregador e ao chegarem o  mesmo estava  a jogar em seu computador pecado? Não! O problema é que o pregador passou a imagem de um homem piedoso no entanto tudo não passava de vaidade pessoal, falsa piedade".É tempo de despertamos para a vida e trabalharmos para que possamos viver o que aprendemos e ensinamos das escrituras para que a mesma não nos condene por prevaricação ou desobediência a seus santos conselhos. 

Pr Haroldo Azevedo

O Passado

Sempre lembramos de coisas boas que marcaram nossas vidas, coisas essas que jamais voltam e que vez ou outra a mente nos trás a tona. Elas se encontram lá a trás numa  amizade  de infância, adolescência, juventude etc... um fato uma história pessoal ou mundial que deixaram cicatrizes imensas de boas lembranças em nosso coração. Essas coisas fazem parte do passado de cada um de nós sendo elas tristes ou alegres nos trazem lições importantes para nossa vida.  

Na minha mente está gravada aquela tarde de sol de domingo 17/07/1983 às 16h. O céu estava azul e nuvens espaças passando com o mover dos ventos os açaizeiros eram balançados e a tarde calorenta era refrigerada por este amigo oportuno o vento. Em casa sentados na sala eu meu pai e minha mãe atraídos como todo brasileiro da época pela programação fraca, mas que trazia entretenimento aparente para nós. De repente fomos atraídos por uma voz que dizia: os crentes estão aqui, e querem falar com senhor papai! 

Eu e minha mãe pegamos o banquinho e saímos de mansinho deixando para trás o meu pai. Já no corredor pensei: estou sendo mal educado, vou abrir a porta para os crentes! E ao abrir a porta de casa abri também a porta do meu coração para o ilustre visitante Jesus que não somente entrou mas limpou todo o meu ser e deixou comigo alguém muito especial o Espírito Santo. O meu coração ficou como aquela tarde de sol banhada também pala água da palavra de Deus que purificaria o meu coração do pecado. Lembrar de como tudo começou em minha vida me dá alegria e paz fui perdoado de todo o meu pecado, nascia para Deus e tinha como manjedoura a cruz, ela e a forma para o meu crescimento e amadurecimento espiritual não posso deixá-la ela é tudo que de mais precioso tenho nesta vida pela fé no Senhor. 

O meu passado, o meu presente e futuro está nela, ela em sua simplicidade me conduz para a vida Eterna. Ó que linda tarde de sol cujo sol da justiça iluminou minha alma. Isto é ter passado, é ter uma história para contar e de muitas prefiro relatar esta que mudou completamente o meu ser. Hoje sou feliz com Jesus não quero descer da Cruz ela é minha garantia de que estou crucificado para o mundo. Assim como eu você tem a sua história busque no arquivo de sua  memória e você verá que tem uma linda história para contar e que faz parte de seu passado. Não deixe isto morrer com você conte para que alguém possa ler e ser edificado. 

As vezes estamos ao lado de alguém de quem nada sabemos, e quando seua decisão a Cristo é contada nos alegramos,  Jesus faz parte de nossa História; no meu passado, no meu  presente e no meu futuro não posso viver sem Ele. É assim que a vida prossegue na jornada da cruz e quem de nós deseja ser feliz: Viva o calvário e dele de testemunho na simplicidade de sua vida oculta em Deus. Não importam as opiniões mundanas elas pereceram por mais que tenham formas inovadoras, elas são projetos antigos sem vigor para dar alegria celestial. Olhemos para o passado Jesus, vivamos o presente Jesus, na esperança do futuro Jesus.

Pr.Haroldo Azevedo
IEAD-  Lauro Sodré II
Jesus - A Simples Verdade

quinta-feira, 3 de março de 2016

UM TESOURO NO CÉU, PÓS SOFRIMENTO


O sofrimento é a forma que Deus usa para lapidar o coração do cristão, Sem sofrimento não há como alma brilhar e ser purificada. No seio do sofrimento a alma fica desnorteada por mais experiente que seja o servo de Deus. O serviço do Senhor por mais simples que seja tem a sua parcela de sofrer. Quanto mais se desce nas responsabilidades, mais se crescerá em sofrimento. O sofrimento é a forma de separar os que de fato dependem de Deus dos que  optam pela sua própria força. O Evangelho nos leva para a via do sofrimento e em meio as lágrimas o cristão verdadeiro aumenta sua confiança em Deus. O sofrimento é a maneira que Deus usa na estrada da fé para alcançarmos os tesouros eternos estes reservados para os justos. Quem olha para um cristão sofredor prefere mudar de vereda, ai está um grande engano para quem não quer aqui sofrer por amor a Cristo.
Muitos que se dizem cristãos não querem sofrer. É bem verdade que o cristão verdadeiro não vai em busca de sofrimento, mas eles surgem na jornada da vida cristã para por a prova a fé. Sofrimento aqui, tesouro reservado lá no céu! Quem não tem paciência por certo não receberá o que Deus tem preparado para os fiéis. O sofrimento é a maneira de guardarmos tesouros no céu.
O sofrimento comum nada gera para o por vir , mas o sofrimento que procede da fé salvadora tem recompensas eternas. 
Homens que sofreram: Paulo: "Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Cristo Jesus". 2 Tm. 2.4 
Pedro: " mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome" 1 Pe. 4.16
"Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados". Rm. 8.17. Há um tesouro celeste reservado para os sofredores.

Os santos que sofrem aqui receberão um tesouro eterno, os que não trazem as marcas do sofrimento não podem desfrutar da glória que há de vir. Há um tesouro no céu sem duvida, há um tesouro no céu. E o que indica que há um tesouro no céu é o sofrimento do cristão. 
Pr. Haroldo Azevedo.

Postagem em Destaque

Uma simples Visão

                           Acordei! Mas continuei deitado fechei meus olhos, e contemplei Uma linda palmeira, banhada pelo sol da manhã. S...